Criador do Bitcoin revela sua identidade; Satoshi Nakamoto é o australiano Craig Wright

Parece que a procura pelo criador da moeda virtual Bitcoin chegou ao fim. Satoshi Nakamoto é, na verdade, Craig Wright. Em entrevista à BBC, o australiano admitiu ser a cabeça por trás do desenvolvimento do sistema e deu provas técnicas disso ao mostrar chaves criptográficas que só poderiam estar com o verdadeiro criador da moeda. Wright também criou um blog no qual detalha seu projeto.

Ao revelar sua identidade, o australiano acaba com várias especulações. Para a mídia e as autoridades, esse era um mistério a ser descoberto. A revista Newsweek já chegou a atribuir o feito, erroneamente, a um engenheiro japonês. A perseguição de jornalistas foi o motivo que fez Wright vir a público. Fazendo isso, ele quer preservar a intimidade da sua equipe e das pessoas que vinham sendo incomodadas pela imprensa após a revista Wired publicar reportagem citando o australiano como o criador das moedas, em agosto do ano passado. Wright diz que não quer dinheiro, que não quer fama. Ele diz que quer, apenas, ser deixado em paz.

Criada em 2009, a tecnologia Bitcoin é descrita como "um sistema de pagamento p2p (peer-to-peer)". Isso significa que um usuário consegue transferir dinheiro para o outro de maneira direta, sem intermédio de bancos e outros meios de regulação, que geralmente acabaria por taxar todas as transações. Para garantir a segurança dos investimentos, a moeda digital é protegida por criptografia, daí o apelido "cripto-moeda".

E ela vem ganhando espaço. A Steam, inclusive, passou a aceitar pagamentos com Bitcoins. Os usuários poderão comprar seus games usando a criptomoeda internacional via Bitpay, o que pode ser vantajoso para quem é mais desconfiado do PayPal ou outros meios de inserir dados do cartão de crédito online, além de oferer um atalho para os mineradores e outros usuários que fazem uso recorrente da moeda.

Fonte: BBC
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.