CERN libera acesso a 300TB de dados do maior acelerador de partículas do mundo

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN - sigla em inglês) liberou uma quantidade realmente massiva de dados obtidos através de suas pesquisas com o Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons - LHC), o maior acelerador de partículas do mundo. É um total de 300TB de dados em acesso aberto ao público que foram coletados em 2011 pelo centro de pesquisas.

"Quando esgotamos nossa exploração dos dados, não vemos razão alguma para não deixá-los publicamente disponíveis. Os benefícios são numerosos, desde inspirar estudantes do ensino médio ao treinamento dos físicos de partículas do futuro. E pessoalmente, como um coordenador da preservação de dados do setor, essa é uma parte crucial para assegurar a disponibilidade a longo prazo dos nossos dados de pesquisa."

São dois tipos de dados, os primários são originais e usados pelos próprios pesquisadores, enquanto os secundários são menos exigentes e direcionados aos estudantes. Há também alguns tutoriais e ferramentas simples para serem usadas na análise dos dados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que foi pior? O Athlon 3000G com RTX 3080 ou o Ryzen 9 5900X com GeForce GT 1030?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.