Anatel sofre ataque DDoS e seus serviços online são derrubados

Durante alguns períodos de quinta-feira o site da Anatel operou com dificuldade, e muitos usuários que tentaram acessá-lo se depararam com problemas de instabilidade. A Agência Nacional de Telecomunicações sofreu um ataque hacker nesse tempo, que tirou seus serviços online do ar por instantes.

Anatel emite decisão cautelar que suspende o limite de dados na internet banda larga

O site da Anatel ficou instável após receber um grande número de acessos, atingindo um tráfego de dezenas de gigabits por segundo. Aparentemente, o ataque DDoS congestonou o site da agência como um possível protesto contra as atitudes da empresa em apoiar o limite de franquia na banda larga fixa.

Presidente da Anatel diz que a "era da banda larga fixa ilimitada acabou"

- Continua após a publicidade -

Segundo o site "Caiu", a maioria dos acessos que derrubou o site foi identificada com IPs registrados fora do Brasil. Aos poucos, o site da agência voltou ao normal. “A maior parte dos IPs de origem são internacionais, provavelmente alguma botnet contratada para isso”, especulou um dos técnicos da Anatel. 

Na quinta-feira, o grupo Anonymous publicou no YouTube um vídeo declarando “guerra contra as operadoras”.

Via: Olhar Digital
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.