Índice do Artigo

Internet

Vivo volta atrás e vai oferecer planos de internet ilimitada

A Telefônica/Vivo anunciou que vai oferecer planos de internet fixa ilimitada além de pacotes de banda larga fixa com franquia. A decisão de abondonar a exclusividade dos planos limitados foi anunciada na quarta-feira, após muita pressão popular e um comunicado do Ministro das Comunicações, André Figueiredo, declarando apoio a conexão ilimitada.

Falando ao jornal O Estado de S. Paulo, a assessoria da Vivo disse que pretende seguir as diretrizes do governo. “A Telefônica Vivo tem todas as condições de assumir o compromisso com o Ministério das Comunicações. O cliente poderá então optar por planos ilimitados ou com franquia”.

Na quarta-feira, 20, o Ministro das Comunicações André Figueiredo disse que iria propor um acordo com as operadoras para que existissem planos com franquias de dados e de internet ilimidada, e que os preços não fossem abusivos. A Vivo ainda não revelou quanto irá cobrar por cada tipo de conexão. A Claro, Oi e Net ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Na semana passada, a TIM revelou que não abandonaria os planos de internet sem limites.

YouTube video

Pressão popular

Segundo a assessoria da Vivo, a empresa já estudava manter os planos ilimitados desde o anúncio de que iria utilizar franquias na internet fixa, em fevereiro. A decisão de adotar os dois métodos de distribuição já teria sido tomada no dia 15 de abril, graças a pressão popular.

A Vivo foi a primeira operadora a anunciar os planos de internet fixa limitada, onde o cliente teria a velocidade reduzida e a conexão cortada no fim da franquia, do mesmo jeito que acontece nos smartphones. Quando a empresa revelou seus planos de dados, começaram muitos movimentos para impedir que as companhias adotassem o novo método, incluindo petições com mais de 1 milhão de assinaturas, vídeos no Youtube, e páginas informativas no Facebook (além de postagens bastante sarcásticas sobre games e streaming na parte de opinião do Adrenaline).

Por que as franquias estão virando a salvação das operadoras na era do streaming?

Além da movimentação dos usuários, as operadoras também foram submetidas a diversas ações judiciais. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) entrou em contato com as operadoras já no ano passado sobre a possibilidade de adoção de franquias na internet fixa. No começo do mês, o órgão começou um abaixo-assinado online, que passou de 130 mil de assinaturas. Além da Proteste, as provedoras foram notificadas pelo Procon do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Organização dos Advogados do Brasil (OAB).

A ANATEL emitiu uma medida cautelar de 90 dias listando as diretrizes para a implementação da internet fixa com franquias de dados. O órgão também sofreu com pressão popular após as declarações de João Rezende, presidente da agência reguladora. Na terça, 19, Rezende disse que os jogadores de videogame são os culpados pela mudança no método de distribuição e que a era da internet fixa acabou.

YouTube video

 

Via: O Estado de S.Paulo

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções