Android N: segunda prévia traz emojis humanos, novo laucher e suporte para Vulkan

O Android Marshmallow ainda não se firmou no mercado e a Google já lançou mais um preview de desenvolvimento do seu sucessor, o Android N. Disponibilizado ontem no blog de desenvolvimento do sistema, a segunda prévia do Android N traz novidades que incluem emojis humanos, novidades no launcher e a adoção da nova API Vulkan, que trará melhorias gráficas ao sistema operacional.

Abaixo, estão listadas todas as novidades da segunda prévia do Android N:

Vulkan: a nova API de renderização criada pela Khronos Group vai oferecer aos desenvolvedores mais controles de GPU e, com isso, o sistema terá mais eficiência na performance gráfica dos aplicativos. A Vulkan será parte do Android N e substituirá o Open GL ES, que era a API utilizada nas versões anteriores do sistema operacional.

Saiba mais sobre a Vulkan

- Atalhos no Laucher: O launcher do Android N terá suporte para atalhos específicos criados por aplicativos, o que ajudará a deixar a experiência mais personalizada e intuitiva. Com os atalhos customizados, será possível criar enviar mensagens para um contato, ou passar para o próximo episódio no aplicativo do Netflix utilizando apenas um ícone pré-definido no atalho, por exemplo. A prévia também mostrou como será a cara do Google Now na nova versão do Android, que pode ser vista na imagem abaixo (clique para ampliar):

- Continua após a publicidade -

- Suporte para Emojis Humanos: A nova prévia também trouxe suporte para emojis com design humano no Android N. De acordo com o blog do Android, os desenvolvedores de aplicativos de mensagens terão a disposição várias figuras humanas com variações de tons de pele e emojis do pacote Unicode 9, que incluem "Facepalm" e "Bacon".

- Mudanças na API e correções de bugs: Além das novidades, a nova prévia traz mudanças que melhoram a API e corrige bugs do primeiro pacote lançado para desenvolvedores. Segundo o Google, foram feitas alterações que aprimoram o recurso de multi-janelas e notificações. A equipe também pede que os desenvolvedores continuem mandando opiniões e reportando erros no OS.

O primeiro pacote do Android N para desenvolvedores foi apresentado em março. De acordo com o Google, serão liberadas cinco prévias para desenvolvedores do Android N até junho. Com todos os kits lançados, os desenvolvedores já poderão começar a criar apps específicos para a nova versão do sistema operacional, que ainda não tem uma data oficial de lançamento.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Android Developers Blog
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.