Comboios de caminhões autônomos completam sua primeira grande viagem pela Europa

Alguns comboios de caminhões autônomos compleram uma jornada através da Europa que, segundo os responsáveis pelo projeto, demonstrou o futuro do transporte no continente. O experimento ficou conhecido como European Truck Platooning Challenge e envolveu caminhões de 6 montadoras diferentes, que viajaram em pequenos comboios.

O sistema funciona assim: um motorista fica no caminhão líder de cada comboio e define a velocidade e a roda, então os outros veículos seguem automaticamente. Uma conexão Wi-Fi garante que as frenagens e acelerações de todos eles se mantenham em sincronia.

Claro que a direção não entra nessa sincronia, pois ia resultar em curvas horrivelmente mal feitas. Está certo que não é um método totalmente automatizado, mas ele traz benefícios muito claros, como diminuir o congestionamento das estradas, reduzir a quantidade de acidentes e o consumo de combustível.

No desafio, caminhões de marcas como Daimler, Volvo e Scania disputaram para ver quem ia mais longe, cada um partindo de um lugar diferente. Quem mais viajou foi o comboio da Scania, que passou por Suécia, Dinamarca e Alemanha até chegar na Holanda.

Vale notar que os caminhões não ficaram em modo automático o tempo todo, e sim apenas quando as condições de tráfego eram consideradas normais nas estradas. E dentro de todos eles havia um humano para garantir controle caso algo desse errado.

O experimento foi um sucesso, mas agora fica o desafio para cada país definir suas próprias regras de trânsito de caminhões autônomos, e a União Europeia precisa definir regras para quando esses veículos cruzam fronteiras. 

- Continua após a publicidade -

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2016/4/7/11383392/self-driving-truck-platooning-europe{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.