Game Boy customizado com Raspberry Pi vira emulador e roda todos os clássicos da sua infância

Quando foi lançado, em 1989, o Game Boy original não era para ser um portátil poderoso – seus concorrentes tinham telas coloridas e muito mais poder de fogo. Seu sucesso aconteceu devido aos jogos criativos que o portátil recebeu durante seus 14 anos de existência. Mas isso não impediu um "mago dos eletrônicos" chamado Wermy de customizar o aparelho para rodar todos os clássicos de uma geração.

Ele utilizou a carcaça do Game Boy para criar um dispositivo que roda os clássicos de consoles como NES, Super Nintendo, Sega Mega Drive e Master System – além dos próprios games do Game Boy e até mesmo do Game Boy Advance.

Claro que, para isso várias modificações foram feitas. Wermy utilizou um pequeno Raspberry Pi para rodar a estação de emulação do aparelho. Ele também trocou as pilhas AAA por uma bateria recarregável de íons de lítio e inclui um receptor de Bluetooth.

Tem até uma porta Micro USB, uma porta USB e uma entrada que desabilita o alto-falante quando se conecta um headphone – com o detalhe de que essa foi mantida a original do Game Boy. A tela também foi modificada, pois a original do aparelho só rodava jogos monocromáticos.


Conflito de gerações: à esquerda, o Game Boy de Wermy roda Super Mario World para SNES (em 16-bits). À direita, o Game Boy original roda Super Mario Land (em 8-bits)

Como bem nota o pessoal do site The Verge, o efeito disso tudo acaba sendo um incrível choque de gerações, onde percebemos o quanto a tecnologia evolui nos últimos 27 anos. Isso porque, no lançamento, a Nintendo mal conseguia encaixar um game num cartucho de Game Boy. Hoje, Wermy consegue colocar catálogos inteiros de múltiplos consoles num cartão SD, e então usar um cartucho modificado para rodá-los em seu Game Boy Zero – como ele chama o aparelho. Tudo para dar aquele tom de nostalgia.

- Continua após a publicidade -

 

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2016/4/7/11383166/this-hacked-game-boy-hides-a-raspberry-pi-and-hundreds-of-games|Sploid|http://sploid.gizmodo.com/american-hero-hacks-game-boy-to-run-almost-any-retro-ga-1769361107{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.