IBM acredita que IA e computação cognitiva vai fazer parte de nossa rotina em menos de 10 anos

O CTO da IBM Rob High acaba de descer do palco da GDC 2016, onde falou sobre computação cognitiva e sobre a plataforma Watson em sua keynote no evento. O executivo e programador comentou sobre os esforços mais recentes da IBM na área e fez uma previsão otimista: "em menos de 10 anos sistemas cognitivos vão ser para a computação o que o processamento de transações é hoje". Ou seja, essas tecnologias farão parte de nossas vidas.

High se dedicou em boa parte de sua keynote a destacar como é importante para um sistema de computação cognitiva não saber apenas o que cada palavra significa, mas interpretar coisas como contexto e entonação. A IBM tem desenvolvido pesquisas até na área de expressões faciais e linguagem corporal, fazendo uma divertida demonstração com um robô capaz de interagir com uma pessoa, gesticulando enquanto fala. E capaz também de dançar Gangnam Style.

Enquanto o divertido robôzinho não tem uma aplicação comercial imediatamente planejada, a pesquisa é parte da intenção da IBM em tornar a interação com sistemas de inteligência artificial o mais natural possível, "nos nossos termos". Ou seja, em vez de falar com a máquina de maneira que ela entenda, você vai poder falar da maneira que um humano entenderia.

- Continua após a publicidade -

Cabe aqui uma desambiguação estabelecida por High logo no início da keynote. Enquanto "computação cognitiva" e "inteligência artificial" têm significados semelhantes, o executivo opta pelo primeiro termo ao longo de sua apresentação por causa da ideologia da IBM no desenvolvimento dessa tecnologia. A empresa não tem planos de criar sistemas independentes à comparação da mente humana, mas sim extensões do cérebro das pessoas, que as máquinas possam ajudar a alcançar novas capacidades e perspectivas, mas sempre dependentes do nosso input.

{via}Nvidia Events|http://www.ustream.tv/channel/fWbQyaEMfbh{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
ibm
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.