Nova tecnologia Iray da Nvidia permite criar ambientes fotorrealistas em VR e tempo real

A Nvidia anunciou novidades para uma tecnologia chamada Iray, que permite a criação de ambientes fotorrealistas em realidade virtual. A ideia, por enquanto, é que a tecnologia não seja utilizada por games, mas sim por empresas de mercados imobiliários ou automotivos, por exemplo.

Isso porque ela possibilita apenas que o usuário caminhe por ambientes estáticos ou pouco interativos. Mas isso não impede a tecnologia de ser útil para que uma montadora mostre um carro virtual completamente detalhado para um potencial consumidor, por exemplo. 

Ou que uma imobiliária mostre um apartamento para compradores antes mesmo do edifício ser construído. Numa demonstração na GPU Technology Conference, o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang mostrou como o Iray seria utilizado para esse fim.

Ele explorou a nova sede da empresa em realidade virtual, com um detalhe: o prédio ainda nem foi finalizado e nem ele próprio ainda pisou lá dentro.

- Continua após a publicidade -

A tecnologia renderiza as partículas de luz de maneira que o usuário enxergue exatamente como a luz iria emanar de cada ponto do ambiente. Ou seja, ele consegue representar materiais da vida real de maneira precisa através de um processo de ray tracing interativo, que pode ser feito em escala de desktop até datacenters.

Também será lançado um aplicativo chamado Iray VR Lite, que será compatível com o Google Cardboard. Claro que a renderização não será tão bonita quanto no Iray normal, mas ainda assim permitirá que sejam criados ambientes que utilizem ray tracing.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.