Índice do Artigo

Nvidia

Nova tecnologia Iray da Nvidia permite criar ambientes fotorrealistas em VR e tempo real

A Nvidia anunciou novidades para uma tecnologia chamada Iray, que permite a criação de ambientes fotorrealistas em realidade virtual. A ideia, por enquanto, é que a tecnologia não seja utilizada por games, mas sim por empresas de mercados imobiliários ou automotivos, por exemplo.

Isso porque ela possibilita apenas que o usuário caminhe por ambientes estáticos ou pouco interativos. Mas isso não impede a tecnologia de ser útil para que uma montadora mostre um carro virtual completamente detalhado para um potencial consumidor, por exemplo. 

Ou que uma imobiliária mostre um apartamento para compradores antes mesmo do edifício ser construído. Numa demonstração na GPU Technology Conference, o CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang mostrou como o Iray seria utilizado para esse fim.

Ele explorou a nova sede da empresa em realidade virtual, com um detalhe: o prédio ainda nem foi finalizado e nem ele próprio ainda pisou lá dentro.

A tecnologia renderiza as partículas de luz de maneira que o usuário enxergue exatamente como a luz iria emanar de cada ponto do ambiente. Ou seja, ele consegue representar materiais da vida real de maneira precisa através de um processo de ray tracing interativo, que pode ser feito em escala de desktop até datacenters.

Também será lançado um aplicativo chamado Iray VR Lite, que será compatível com o Google Cardboard. Claro que a renderização não será tão bonita quanto no Iray normal, mas ainda assim permitirá que sejam criados ambientes que utilizem ray tracing.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções