Serviço Basics do Facebook pode ter sido bloqueado no Egito por não oferecer dados ao governo

Um novo relatório da agência de notícias Reuters revelou que o fechamento do serviço "Free Basics" do Facebook, no Egito, pode não ter acontecido apenas por causar conflitos sobre a neutralidade de rede. Algumas especulações sugerem que o cancelamento ocorreu porque a plataforma se recusou a enviar dados de usuários ao governo. O Facebook teria se recusado a dar permissão ao governo egípcio para espionar os usuários. O serviço oferece, além de uma "internet para todos", serviços de saúde, viagens e emprego.

Mark Zuckerberg responde críticas de ativistas contra programa "Free Basics"

Quando o Free Basics foi fechado em dezembro, o Estado do Egito disse que só havia concedido uma autorização temporária à operadora Etisalat Egyp para fornecer o serviço gratuito à Internet. Uma fonte anônima da Reuters disse que "o serviço foi bloqueado porque a empresa não iria permitir que o governo burlasse a segurança do Free Basics para vigiar seus usuários". A fonte se recusou a dizer qual tipo de acesso que o governo queria ou o porquê.

As operadoras podem SIM definir uma franquia de dados para sua conexão - entenda o que isso significa

Um porta-voz do Facebook não quis comentar sobre a proibição do serviço no Egito. A operadora Etisalat também não fez nenhum comentário.

Mohamed Hanafi, porta-voz do Ministério da Comunicação do Egito, não quis comentar especificamente sobre a alegação das exigências de vigilância, mas citou outras razões para o Free Basics ser bloqueado no país: "O serviço foi oferecido gratuitamente ao consumidor, e o setor nacional de telecomunicações viu o Free Basics como algo prejudicial para as empresas e seus concorrentes".

- Continua após a publicidade -

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/us-facebook-egypt-idUSKCN0WY3JZ{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.