
Nokia e Intel desenvolvem nova plataforma móvel
A Nokia reservou um pavilhão de um grande e luxuoso prédio comercial próximo à Fira de Barcelona, onde acontece o Mobile World Congress, para anunciar suas novidades. Apesar de não ser o único assunto na pauta, o que mais chamou a atenção da imprensa mundial foi o anúncio do MeeGo - uma nova plataforma móvel desenvolvida em parceria com a Intel.
Anúncio da Nokia atraiu tantos jornalistas que um telão foi improvisado
A nova plataforma é baseada em Linux, e irÁ suportar múltiplas arquiteturas, podendo ser aplicada a uma ampla variedade de dispositivos, como netbooks, smartphones, tablets, computadores de bordo, etc. Em termos prÁticos, é esperada uma fusão do Maemo e do Moblin, da Intel.
A Nokia enfatizou muito durante a conferência o papel do MeeGo no fomento a desenvolvedores de software. Para isso, estÁ sendo oferecida a ferramenta "Qt", através a qual os desenvolvedores podem criar aplicativos e vendê-los na Ovi Store - a loja virtual da Nokia.
O novo sistema deverÁ surgir nos primeiros aparelhos a partir do final de 2010, mas a Nokia jÁ avisou que não pretende deixar de lado a sua plataforma mais popular. "O Symbian é a plataforma mais completa para a democratização dos smartphones", afirmou Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da empresa.
A declaração de Kallasvuo ilustra o cenÁrio atual da telefonia móvel, com diferentes sistemas sendo disponibilizados no mercado, para diferentes públicos-alvo e estilos de vida. No entanto, fica dúvida quanto ao destino do atual Maemo, utilizado em celulares top da Nokia como o N900, e considerada uma plataforma em ascensão para o desenvolvimento de softwares.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.