Nokia e Intel desenvolvem nova plataforma móvel

A Nokia reservou um pavilhão de um grande e luxuoso prédio comercial próximo à Fira de Barcelona, onde acontece o Mobile World Congress, para anunciar suas novidades. Apesar de não ser o único assunto na pauta, o que mais chamou a atenção da imprensa mundial foi o anúncio do MeeGo - uma nova plataforma móvel desenvolvida em parceria com a Intel.

Anúncio da Nokia atraiu tantos jornalistas que um telão foi  improvisado

A nova plataforma é baseada em Linux, e irÁ suportar múltiplas arquiteturas, podendo ser aplicada a uma ampla variedade de dispositivos, como netbooks, smartphones, tablets, computadores de bordo, etc. Em termos prÁticos, é esperada uma fusão do Maemo e do Moblin, da Intel.

- Continua após a publicidade -

A Nokia enfatizou muito durante a conferência o papel do MeeGo no fomento a desenvolvedores de software. Para isso, estÁ sendo oferecida a ferramenta "Qt", através a qual os desenvolvedores podem criar aplicativos e vendê-los na Ovi Store - a loja virtual da Nokia.

O novo sistema deverÁ surgir nos primeiros aparelhos a partir do final de 2010, mas a Nokia jÁ avisou que não pretende deixar de lado a sua plataforma mais popular. "O Symbian é a plataforma mais completa para a democratização dos smartphones", afirmou Olli-Pekka Kallasvuo, CEO da empresa.

A declaração de Kallasvuo ilustra o cenÁrio atual da telefonia móvel, com diferentes sistemas sendo disponibilizados no mercado, para diferentes públicos-alvo e estilos de vida. No entanto, fica dúvida quanto ao destino do atual Maemo, utilizado em celulares top da Nokia como o N900, e considerada uma plataforma em ascensão para o desenvolvimento de softwares.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mauro J. Barreto

    Mauro J. Barreto

    Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2008, Mauro Barreto trabalha na redação da Adrenaline, em Florianópolis, desenvolvendo pautas, produzindo artigos, entrevistas e atualizando o site com notícias sobre os segmentos em que a Adrenaline atua. Também assina a coluna "Mundo Tech", onde comenta sobre assuntos relevantes do mercado de Games e Tecnologia. Até hoje é viciado em Street Fighter II e não troca seu iPod por nada.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.