Rede de hospitais dos EUA MedStar Health está offline por causa de ataque de vírus

Mais de 30 mil funcionários da rede de hospitais norte-americanos MedStar Health tiveram que deixar a tecnologia de lado no atendimento de pacientes por causa de um ataque cibernético. O sistema de saúde foi atacado por um vírus que ainda não foi identificado e 10 hospitais estão sem acessar os registros de pacientes nas cidades de Washington e Maryland.

O FBI está investigando o caso mas, segundo a Associated Press, ainda não se sabe como o sistema de saúde foi infectado. Uma das suspeitas é que o hospital tenha sido vítima de um ransomware, vírus que sequestra computadores e pede um resgate. De acordo com a porta-voz da MedStar Health, Ann Nickels, ainda não é possível confirmar se o malware em questão é o culpado pela queda do sistema.

Ransomware: conheça o vírus que sequestra computadores e pede resgate

Os hospitais dos Estados Unidos, e até mesmo instituições no Brasil, tem sido vítimas de ataques com ransomware. Em fevereiro, o vírus foi utilizado num ataque contra o hospital Presbyterian Medical Center, que pagou US$ 17 mil para os hackers devolverem acesso ao sistema.

Enquanto a situação é investigada pelo FBI, os funcionários da rede de saúde estão trabalhando à moda antiga, fazendo registros com papel e caneta. "Não podemos fazer nada. Só temos um sistema para usar, e agora é só papel", disse um dos empregados da MedStar Health sem se identificar, já que os membros da equipe não possuem permissão para comentar o caso com a imprensa.

{via}AP|http://hosted.ap.org/dynamic/stories/U/US_HOSPITAL_HACKING?SITE=AP&SECTION=HOME&TEMPLATE=DEFAULT&CTIME=2016-03-28-15-51-49{/via} 

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.