AMD começa a abandonar o suporte ao 32-bit em suas placas mais recentes

Ontem foi ao ar AMD Radeon Software Crimson Drivers 16.3.2, drivers gráficos mais recentes da AMD, com foco na melhoria de performance em games e solução de problemas de estabilidade. Como observou o TechPowerUp, a empresa está fazendo tudo que pode para desincentivar usuários a continuar usando sistemas baseados em 32-bit.

Ao entrar na página de downloads de drivers da AMD, buscar pro drivers 32-bit para placas da linha Fury e R300 resulta em uma página afirmando que "a Radeon R9 Fury, R9 300 e R7 300, introduzidas em 2015, são projetadas para entregar altos níveis de performance, precisão visual e estabilidade em plataformas 64-bit". A mensagem aparece em inglês, mesmo se a origem for do site em português.

Os computadores com instruções em 64-bit começaram a chegar aos consumidores domésticos em 2003, e tem como principal vantagem a capacidade de utilizar mais de 4GB de memória RAM. Processadores baseados em 64-bit também possuem benefícios em performance, se utilizados com aplicações desenvolvidas para operar através dessa tecnologia, além de ser retrocompatível com a maioria das aplicações desenhadas para operar em 32 bit.

Deixando de lado o suporte ao 32 bit, a AMD pode focar sua equipe de desenvolvimento de software na atualização dos drivers baseados em 64 bit, porém tem como efeito colateral deixar usuários com sistemas ainda baseados na tecnologia antiga "na mão". A Radeon Pro Duo, lançamento mais recente e baseada em dois chips Fiji, nem possui suporte a PCs operando em 32 bit.

Em qual estágio está seu PC? Vai ficar sem drivers com o fim do suporte ao 32 bit? Vote na nossa enquete! (Dica: você consegue ver se seu sistema é 32 ou 64 clicando com o botão direito em "Meu Computador" >> "Propriedades")

Em qual tecnologia seu PC está?

Instruções em 64 bit
97.37%
Instruções em 32 bit
2.63%

Total de 837 votos

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.