Índice do Artigo

Notícias

Motoristas de Uber no Brasil fazem paralisação de 24 horas

Motoristas da plataforma de “carona compartilhada” Uber está realizando uma paralisação no dia de hoje. De acordo com organizadores, cerca de 2 mil colaboradores deve desligar o aplicativo durante o dia de hoje. A adesão deve ser maior em São Paulo, porém há expectativa pela adesão de motoristas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Goiânia, Brasília, Porto Alegre e Campinas.

O movimento é um protesto contra a redução de 15% da tarifa, realizado no ano passado. Os motoristas organizaram o movimento através do WhatsApp, e pedem que o valor seja reajustado em 35%. 

De acordo com informações da Exame, há um conflito e versões sobre eventuais desligamentos de colaboradores: enquanto o Uber afirma que realiza varreduras para coibir fraudes, motoristas afirmam que profissionais que realizam protestos são expulsos da plataforma.  

A categoria já havia sinalizado que iria realizar a paralisação há uma semana, e na época o Uber divulgou a seguinte nota à imprensa:

Com base em dados das mais de 400 cidades nas quais atuamos, verificamos que ao reduzir os preços, temos como resultado o aumento da demanda por carros. Com isso os motoristas parceiros farão ainda mais viagens e continuam gerando tanta renda quanto antes, chegando até a ganhar mais. O aumento na demanda significa que os parceiros passam a fazer mais viagens por hora e ficam menos tempo rodando entre uma viagem e outra.



Motoristas do Uber, porém, afirmam o oposto: “É um trabalho que não compensa”, diz Alexandre Freitas, 42, um dos idealizadores da paralisação em entrevista para a Folha. “Tem gente que está trabalhando mais de 12 horas por dia para tirar muito pouco.” Outra reclamação é o aumento significativo de carros em atuação. Uma colaboradora não identifica, em entrevista para a Exame, afirma trabalhar 17 horas diárias para receber R$ 300. “Quando entrei, ligava o aplicativo em casa e já tinha corrida. Trabalhava seis horas por dia e batia minha meta. Agora, chego a ficar uma hora esperando.”

YouTube video

{via}Exame|http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/apos-taxis-uber-enfrenta-os-proprios-motoristas-no-brasil{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções