Motoristas de Uber no Brasil fazem paralisação de 24 horas

Motoristas da plataforma de "carona compartilhada" Uber está realizando uma paralisação no dia de hoje. De acordo com organizadores, cerca de 2 mil colaboradores deve desligar o aplicativo durante o dia de hoje. A adesão deve ser maior em São Paulo, porém há expectativa pela adesão de motoristas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Goiânia, Brasília, Porto Alegre e Campinas.

O movimento é um protesto contra a redução de 15% da tarifa, realizado no ano passado. Os motoristas organizaram o movimento através do WhatsApp, e pedem que o valor seja reajustado em 35%. 

De acordo com informações da Exame, há um conflito e versões sobre eventuais desligamentos de colaboradores: enquanto o Uber afirma que realiza varreduras para coibir fraudes, motoristas afirmam que profissionais que realizam protestos são expulsos da plataforma.  

A categoria já havia sinalizado que iria realizar a paralisação há uma semana, e na época o Uber divulgou a seguinte nota à imprensa:

Com base em dados das mais de 400 cidades nas quais atuamos, verificamos que ao reduzir os preços, temos como resultado o aumento da demanda por carros. Com isso os motoristas parceiros farão ainda mais viagens e continuam gerando tanta renda quanto antes, chegando até a ganhar mais. O aumento na demanda significa que os parceiros passam a fazer mais viagens por hora e ficam menos tempo rodando entre uma viagem e outra.



Motoristas do Uber, porém, afirmam o oposto: "É um trabalho que não compensa", diz Alexandre Freitas, 42, um dos idealizadores da paralisação em entrevista para a Folha. "Tem gente que está trabalhando mais de 12 horas por dia para tirar muito pouco." Outra reclamação é o aumento significativo de carros em atuação. Uma colaboradora não identifica, em entrevista para a Exame, afirma trabalhar 17 horas diárias para receber R$ 300. "Quando entrei, ligava o aplicativo em casa e já tinha corrida. Trabalhava seis horas por dia e batia minha meta. Agora, chego a ficar uma hora esperando."

- Continua após a publicidade -

{via}Exame|http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/apos-taxis-uber-enfrenta-os-proprios-motoristas-no-brasil{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.