Vazam novos detalhes da AMD Vega, arquitetura para GPUs para 2017

O roadmap da AMD já nos indiciou alguns detalhes sobre as futuras gerações de chips gráficos que equiparão placas de vídeo e processadores acelerados (APUs) da empresa, e aos poucos novos detalhes vão surgindo. O novo vazamento aconteceu na página no LinkedIn de Yu Zheng, profissional da área de pesquisa e desenvolvimento da AMD, e indica a existência de um modelo baseado na futura geração Vega com uma quantidade massiva de núcleos de processamento gráficos.


Descrição no perfil de Zheng, que já foi retirada do ar 

Ao descrever sua atuação, o engenheiro da empresa acabou vazando a existência do projeto "Greenland" baseado em uma futura geração de placas da AMD, com um total de 4096 shaders. Na descrição, a IP V9.0 se refere a geração Vega, arquitetura de chips gráficos que irá suceder a IP V8.0 (Fiji e Polaris) em 2017. 

Essa quantidade de shaders é semelhante a presente em produtos da linha R9 Fury. O uso da nova litografia em 14nm FinFET deve facilitar a criação de chips gráficos com grandes quantidades de shaders. Outra tecnologia que deve facilitar os projetos é o uso das memórias HBM de segunda geração, sendo que de acordo com os roadmaps da AMD, a geração Vega deve introduzir o HMB2 em 2017. 

- Continua após a publicidade -

Curiosidade: as futuras gerações de chips gráficos da AMD usam em seus codinomes estrelas, sendo que Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira e a quinta estrela mais brilhante do céu noturno. A próxima geração, com lançamento previsto para a metade desse ano, empresta o nome Polaris, que é uma referência a estrela também conhecida como Estrela do Norte ou Estrela Polar, e se trata da estrela mais brilhante da constelação da Ursa Menor e um importante ponto de referência para navegadores ao longo dos séculos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.