Índice do Artigo

Notícias

Novos Xperia combinam tamanho pequeno e teclado QWERTY

* Por Mauro e Jacson, direto de Barcelona

O World Mobile Congress 2010 só começa oficialmente a partir de hoje de manhã aqui em Barcelona, mas a Sony Ericsson, buscando um destaque extra, mostrou suas “garras” um pouco antes. Em meio a jornalistas, executivos e mulheres bonitas, novos smartphones bastante interessantes foram as verdadeiras estrelas da noite. O evento aconteceu às sete da noite, pouco após o pôr-do-sol na rua Passeig Maritim de La Barceloneta, na casa noturna Opium Mar. Como o nome diz, trata-se de um belo local à beira-mar paradisíaca de Barcelona. A Sony certamente não poupou finanças para revelar seus novos “petardos”.

Imprensa mundial presenciou o lançamento dos novos celulares da Sony

Iremos focar esta notícia na linha Xperia, que teve três novos produtos divulgados. A linha Vivaz, que contou com dois produtos, foi abordada neste link.

A conferência foi apresentada por altos executivos da Sony, incluindo o presidente da Sony Ericsson e o presidente da Sony Corporation. No entanto, o primeiro lançamento da noite ficou por conta de Riko Sakaguchi, chefe do departamento de criação da empresa. Após um vídeo teaser que brincava com curvas em movimento girando em torno de um celular, foi mostrado pela primeira vez o Xperia X10, smartphone que jÁ havia sido anunciado em novembro e tem o design “baseado na curvatura natural do corpo humano”, segundo Sakaguchi.

Sony Xperia X10

Este conceito utilizado pela Sony recebeu o nome “Human Curvature”, com a proposta de – além de ser ergonômico – reproduzir levemente os contornos do corpo humano, o que se reflete até no nome das opções de cores dos aparelhos: Sensuous Black (Preto Sensual) e Luster White (Branco Sedutor, em uma tradução aproximada). Outra característica do Xperia 10 é o acesso integrado e facilitado a serviços de comunicação, como redes sociais e aplicativos da web desta natureza.

“Comunicação é algo que gira em torno de você e de seus amigos. Não é mais somente telefonar e enviar mensagens de texto, como no passado”, disse Sakaguchi, confirmando a tendência global da comunicação móvel. Com isso, a idéia do Xperia X10 é oferecer acesso rÁpido a serviços de interação social e biblioteca de mídia, utilizando o conceito UXP (User Xperience Platform), que consiste em uma interface otimizada neste sentido. “Não vão ser vÁrias opções espalhadas pelos menus do telefone, vai ser tudo centralizado”, completou.

E esse objetivo de integração social e “economia de cliques” se estende para outras funções do X10. Uma delas é o Infinity Button – tecla que procura instantaneamente informações diversas na web sobre o que quer que esteja “em foco” na interface do celular, seja o cantor da música que você estÁ ouvindo, ou um amigo que esteja na sua lista de últimas chamadas ou contatos. Com isso, o usuÁrio deve encontrar websites interessantes e contas de seus amigos em redes sociais de forma mais rÁpida.

A detecção de rostos da câmera embutida também estÁ aprimorada, detectando até cinco rostos na mesma foto, e utilizando o mesmo conceito mencionado acima. O sistema automaticamente associa os contatos identificados na imagem a suas respectivas contas em redes sociais, automatizando a prÁtica de compartilhar fotos na web. Outro ponto interessante do aparelho é a câmera poderosa de 8.1 megapixels e resolução 480 x 854 pixels. O lançamento estÁ previsto para março, nos mercados americano e europeu.

 

Xperia X10 mini – tamanho compacto e diversas opções de cores

Dando continuidade à expansão da família Xperia, Leonard Hoornik, chefe de marketing da Sony Ericsson, apresentou uma variação mais compacta do X10: O Xperia X10 mini, todo otimizado para o formato compacto, com as mesmas características do X10 “pai”, porém disponível em seis cores bastantes vívidas (provalmente por ser um modelo de maior apelo entre o público feminino) – amarelo, branco, rosa, vermelho e preto. A diferença principal entre os dois modelos, no entanto, estÁ na interface totalmente touchscreen, enquanto o X10 tem teclado QWERTY embutido. SerÁ lançado no segundo trimestre deste ano.

Xperia X10 mini pro é compacto e tem teclado QWERTY

Após apresentar ainda dois novos modelos da linha Vivaz (sobre os quais você pode ler aqui), a Sony Ericsson apresentou finalmente a surpresa final da noite: o Xperia X10 mini pro, que funde as principais características dos dois modelos citados anteriormente. Ou seja, trata-se de um celular compacto que possui, além da tela sensível ao toque, teclado QWERTY embutido. EstarÁ disponível também no segundo trimestre, em mercados selecionados. É a Sony Ericsson seguindo a tendência iniciada pela Nokia com seu N97 mini. Resta aguardar para conferir a facilidade de uso deste teclado, o que deve depender do tamanho dos dedos do usuÁrio para se tornar algo confortÁvel.

 

YouTube video

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções