Pesquisadores criam algoritmo que reconhece tweets bêbados

Qualquer pessoa consegue reconhecer um tweet feito por uma pessoa embriagada e, agora, máquinas também têm essa capacidade. Pesquisadores da Universidade de Rochester desenvolveram um algoritmo capaz de reconhecer quando uma pessoa está usando o Twitter sob a influência de álcool, e o usuário nem precisa estar chorando pedindo pra ex voltar.

Para a criação do programa foram analisados aproximadamente 11.000 tweets com palavras associadas ao consumo de álcool, desde as mais óbvias como "bebida, cerveja e bêbado" até as mais contextuais como "festa e balada". Estes posts selecionados passaram então por "curadores". Foram contratadas três pessoas para julgar se cada um desses tweets realmente tinha a ver com o consumo de álcool.

Além do esforço em determinar se as pessoas haviam bebido, os pesquisadores quiseram também estabelecer onde isso aconteceu, em bares ou em casa. Para saberem se os "tweeteiros" alcoolizados estavam em casa ou não, foram cruzadas várias informações como frequência dos tweets, horários e palavras do tipo "lar, finalmente em casa, etc."

Mas tudo isso não foi um esforço pra criar um sistema que vai lhe ajudar a julgar os outros. A ideia por trás de se criar um algoritmo capaz de detectar  "tweets bêbados" é estabelecer um padrão de comportamento e conseguir dados relevantes para a saúde pública. O alcoolismo é uma das principais doenças do mundo, sendo a terceira maior causadora de mortes evitáveis nos Estados Unidos. São 75.000 pessoas que morrem ao ano e que podem ser ajudadas se seu problema for detectado a tempo. Nem que seja com um algoritmo que procura tweets bêbados.

{via}Technology Review|https://www.technologyreview.com/s/601051/machine-learning-algorithm-identifies-tweets-sent-under-the-influence-of-alcohol/{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.