Inteligência artificial AlphaGo vence disputa entre homem e máquina

A inteligência artificial AlphaGo, da Google, venceu o campeão mundial no campeonato do jogo Go. Em uma disputa com o sul-coreano Lee Seedol, a máquina ganhou por 4-1 uma série de cinco partidas, ela apenas perdeu na primeira rodada. O jogo de estrategia é muito popular na Ásia, e o campeonato foi acompanhado por dez milhões de pessoas.

AlphaGo foi criado pela DeepMind, que foi adquirida pela Google por cerca de US$ 500 milhões em 2014. A vitória do programa abre portas para a nova forma de inteligência artificial (AI) com pensamento "intuitivo" ser aplicada em outros campos da ciência e computação.

"Comecei a partida achando que tinha vantagem, mas o fato de que tenha me derrotado demonstra meus defeitos. Acho que o AlphaGo ainda está em um nível no qual pode ser derrotado por um humano e, neste sentido, estou um pouco decepcionado", disse Lee Seedol.

O jogo era um dos maiores desafios para inteligências artificiais, já que requer intuição e criatividade (pontos em que o ser humano teria vantagem contra as máquinas). A IA utiliza dois jogos de "redes neutras", podendo processar jogadas "como o homem" e descartar possibilidades inúteis para a disputa. A AlphaGo emprega algorítimos que lhe permitem aprender e melhorar com experiências.

{via}TechCrunch|http://techcrunch.com/2016/03/15/google-ai-beats-go-world-champion-again-to-complete-historic-4-1-series-victory/|Zero Hora|http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/03/alphago-vence-ultima-partida-da-disputa-entre-homem-e-maquina-5111832.html{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.