Cientistas desenvolvem método de soldagem sem utilizar calor

Pesquisadores da Iowa State University desenvolveram uma nova maneira de soldar sem a necessidade de calor. O processo acontece através de pequenas cápsulas com gotículas de metais, que permaneçam em estado líquido mesmo quando o ambiente é mais frio do que sua temperatura de fusão. Quando as cápsulas são quebradas, o metal líquido se dispersa, esfria e solidifica. É possível unir duas peças de metal usando este novo meio de "solda fria".

O que a equipe faz é encapsular o metal líquido em uma esfera que não contém imperfeições conhecidas como locais de nucleação (nucleation sites), que são necessários para a solidificação de ocorrer. Se não houver um local de nucleação, os metais podem permancecer "frios" sem estar na forma sólida. Segundo os pesquisadores, "uma pequena imperfeição fornece um local de baixa energia em que a solidificação pode começar". Por isso as cápsulas conseguem armazenar o metal líquido frio.


As gotículas microscópicas são formadas pelos metais fundidos, em uma espuma acima do seu ponto de fusão. As gotículas da liga reagem com o ar de uma maneira auto-limitante, para formar uma casca de óxido. O óxido em seguida, reage com o ácido acético, formando um escudo de óxido de etileno, que estabiliza o núcleo líquido após o arrefecimento.

A pesquisa foi publicada em relatórios científicos. Os cientistas esperam que a descoberta seja útil para reparos onde as altas temperaturas podem ser problemáticas.

{via}Gizmodo|http://gizmodo.com/these-liquid-metal-spheres-can-solder-without-heat-1764712875{/via}

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.