Software promete tornar possível combinar placas AMD e Nvidia em seu PC

A Stardock está preparando um software que tornará possível unir placas de vídeo de diferentes fabricantes em seu PC, e combinar sua performance. O recurso, que já tem se mostrado uma realidade através de APIs como o DirectX 12, seria implementado de forma independente de softwares de empresas como Nvidia ou AMD, sem necessidade de configurar recursos como o SLI ou Crossfire.

A tecnologia ainda não possui um nome, mas novidades devem aparecer na Game Developers Conference (GDC), evento que acontece em São Francisco do dia 14 a 18 de março. "Vamos vir com um nome de marketing legal para ele" afirmou o CEO da empresa, Brad Wardell. "Basicamente, é um multi-GPU. Você combina as placas que você quiser".

Além dos rumores que essa capacidade seria implementada através de APIs de baixo nível, como o DirectX 12 e Vulkan, a Stardock conta com uma evidência e tanto provando que é possível para a empresa realizar esse software: ela é publicadora de "Ashes of the Singularity", game que recentemente recebeu uma versão para testes da imprensa que possibilitou a combinação de placas de vídeo de perfis diferentes de performance e até mesmo de fabricantes diferentes.

Artigo: Combinando AMD e Nvidia com o DirectX 12; Veja nossos benchmarks em Ashes of the Singularity

Em nossos testes com essa versão do game foi possível perceber a combinação das placas de vídeo entrando em ação, e ganhos de performance são notáveis em conbinações como GeForce GTX 980 + Radeon R9 Fury. Também foi possível combinar placas com diferentes perfis de desempenho, porém os resultados não foram muito promissores.

- Continua após a publicidade -

Wardell afirma que essa tecnologia vai favorecer muito os gamers, e até mesmo as fabricantes. De acordo com o CEO da Stardocks, novos lançamentos são muito caros, porém placas um pouco mais antigas podem aparecer por preços atrativos. Dono de um GeForce GTX 760, ele exemplificou: "imagine que estão fazendo uma promoção de R9 290 por US$ 75. Não seria legal colocar isso em meu PC e dobrar a performance? Você mantém essa (GTX 760),  e coloca essa (R9 290), e seus jogos vão duas vezes mais rápido sem você fazer mais nada".

Apesar desse processo evitar a compra de uma nova placa mais potente, Wardell afirmou que isso é vantajoso para as fabricantes. "Eles não gostam dessa parte (misturar com placas de concorrentes), mas vão adorar a ideia de pessoas comprando mais placas".

O software ainda não possui data de lançamento e nem, sequer nome, então vamos precisar esperar por novidades na GDC. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.