Empresa afirma que consegue rodar aplicações CUDA em placas não Nvidia sem perdas de desempenho

Além do mercado de chips gráficos para gamers, a Nvidia possui um foco no mercado profissional, onde atua principalmente através de sua tecnologia CUDA, uma API de computação paralela voltada a seus hardwares. A empresa Otoy, responsável pelo sistema de renderização na nuvem Octane Render, afirma que foi capaz de realizar processos baseados em CUDA em chips gráficos de outras fabricantes.

Essa não é a primeira vez que ouvimos falar de CUDA rodando em hardwares que não são da Nvidia. O AMD Boltzmann utiliza um conceito semelhante: pega instruções baseadas na tecnologia da Nvidia e traduz para outra linguagem "entendida" pelo seu hardware. Nessa iniciativa da AMD, o código baseado em CUDA é transformado em HIP (Hererogeneous-compute Interface for Portability) através de ferramentas desenvolvidas pela própria AMD. Após a conversão, a aplicação pode rodar sem dificuldades em um hardware baseado em GCN.

A técnica utilizada pela Otoy é um pouco diferente: eles fizeram uma engenharia reversa na tecnologia CUDA, e aplicaram uma "camada de tradução" que não torna mais sua função de GPGPU exclusiva de hardwares baseados em arquiteturas da Nvidia. De acordo com a empresa, não foi preciso mudar o código-fonte e não houve perdas de performance por conta desse processo.

A principal diferença entre o AMD Boltzmann e a técnica da Otoy é o suporte mais amplo de hardwares. Enquanto a solução Boltzmann torna os programas baseados em CUDA compatíveis com a arquitetura GCN da AMD, esse novo método atinge mais plataformas, inclusive supercomputadores baseados em Intel. O plano a longo prazo da empresa é trazer suporte do CUDA para sistemas baseados em Vulkan, DirectX, OpenGL e WebGL.

{via}ExtremeTech|http://www.extremetech.com/computing/224599-gpu-computing-breakthrough-cloud-rendering-company-claims-to-run-cuda-on-non-nvidia-gpus{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.