Copa do Mundo vira isca de cibercriminosos

A Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho, é um evento que atrai a atenção de muitas pessoas no mundo todo, sendo ideal, assim, para ser usada por cibercriminosos para espalhar conteúdo malicioso.

A Symantec anunciou que estÁ monitorando atividades maliciosas na Internet relacionadas à Copacriou um website dedicado especialmente ao assunto, com informações, comentÁrios, dicas de segurança e links úteis para que os fãs de futebol naveguem com segurança na Internet em busca de notícias, ingressos e outros dados sobre o evento.


De acordo com Paul Wood, analista sênior do Symantec Hosted Services, a Copa do Mundo atrai a atenção de mais de um bilhão de fãs de futebol em todo o globo, o que a torna um tema para os cibercriminosos. "Historicamente, qualquer evento esportivo de grande escala demonstrou um aumento em todos os tipos de ameaças virtuais", afirma Wood. "Os ataques do tipo phishing aumentaram em 66% durante a Olimpíada de Pequim em 2008", exemplifica.

A Symantec instalou sensores de rede adicionais na África do Sul e em outros países do sul do Continente para monitorar o trÁfego e fornecer informações aos clientes que desejam se prevenir para proteger suas redes contra novas ameaças virtuais.

A companhia alerta para a incidência dos chamados "esquemas 419", spam e ataques phishing, que podem tentar enganar os usuÁrios com ofertas especiais para o evento. "A regra é: se algo parece bom demais para ser verdade, então é provÁvel que seja uma fraude", alertou Gordon Love, diretor regional da Symantec para a África.

O executivo ressalta os perigos desse tipo de conteúdo. "Atualmente, na maior parte dos casos, o cibercriminoso estÁ tentando roubar as informações pessoais do usuÁrio – detalhes de identificação, dados de contas bancÁrias, senhas e números de cartões de crédito."

Ele ainda lembra que os internautas devem prestar atenção nos seus cliques, pois os cibercriminosos conseguem assegurar que sites maliciosos apareçam no topo do resultado das buscas. "Os usuÁrios tendem a acreditar que os sites que aparecem em primeiro tendem a ser legítimos e podem ser clicados sem que se tenha de examinar a fonte".

Portanto, informação e cuidado  são fundamentais. Quem quiser visitar o site criado pela Symantec, pode ir até o endereço http://www.2010netthreat.com

Assuntos
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O quanto você valoriza a localização de um game?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.