Snowden: "FBI mente que o iPhone não pode ser desbloqueado"

Enquanto a indústria da tecnologia se alinha com a Apple na recusa em ceder formas de desbloquear seus aparelhos ao governo, Edward Snowden atacou recentemente os motivos do pedido do FBI. Ao ser questionado sobre o conflito entre o órgão americano e a Apple, Snowden afirmou que "o FBI alega que a Apple é a única com meios técnicos de ter acesso a esse aparelho". Em termos "mais informais", ele disse que isso é uma mentira.

O questionamento sobre a afirmação de que o FBI não conseguiria ter acesso aos dados presentes no iPhone 5c recuperado no caso de San Bernardino vem ganhando força. Enquanto o órgão federal afirma que a tentativa de desbloquear o aparelho pode fazer com que as travas de segurança do smartphone entrem em ação e apaguem os dados, um post publicado na União Americana as Liberdade Civis (ACLU) defende que existem mecanismos que podem garantir que os dados não sejam perdidos sem a necessidade de modificar o iOS.

Funcionaria da seguinte forma: a "auto-destruição dos dados" no iPhone é algo bem menos agressivo do que aparenta ser. Os dados não são removidos fisicamente da memória quando o recurso de segurança entra em ação. As informações do usuário são armazenadas com uma criptografia, e é necessária uma chave para ter acesso a elas. O que o iPhone faz é destruir essa chave (que diferente do que é divulgado, não está no processador, e sim nas memórias NAND Flash convencionais), o que tornaria os arquivos inacessíveis.

Para evitar a perda dos dados, basta fazer um backup dos dados no NAND Flash conectando o componente em um hardware compatível. Assim mesmo que a trava de segurança entre em ação, o FBI não perderá em definitivo o acesso aos dados. 

Snowden, outros defensores dos direitos civis e a própria Apple vem se opondo ao pedido do FBI para a criação de uma versão do iOS "mais vulnerável", que tornaria mais fácil para os agentes federais desbloquear e ter acesso aos dados do usuário. "O FBI está tentando confundir a população e fazer ela pensar que essa questão se trata de apenas um smartphone de um terrorista", afirmou Snowden.

- Continua após a publicidade -

A justiça americana decidiu no mês passado que o governo não possui o direito de obrigar a Apple a ajudar na criação de uma versão mais vulnerável do sistema operacional do iPhone. O Departamento de Justiça já entrou com uma apelação na segunda-feira (07/03), pedindo uma nova avaliação de outro juiz.

{via}CNet|http://www.cnet.com/news/snowden-fbis-claims-about-unlockable-iphone-are-bulls/{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.