Propaganda de The Division manipula citação de site para dizer que game é melhor do que Destiny

"The Division" só sai na semana que vem, mas ainda está gerando tretas na internet. Em uma propaganda, a equipe publicitária do game da Ubisoft utilizou uma citação do site Gamezone dizendo que o novo MMO "blows Destiny out of the water" (explode Destiny para fora da água, em tradução livre), algo equivalente a dizer que o jogo de Tom Clancy está acima do shooter da Bungie. Seria uma bela frase de impacto comparando os dois games de tiro online, porém, a citação em questão foi manipulada pela equipe de marketing e retirada do contexto original.

 Na postagem original do Gamezone, escrito por Tatiana Morris e disponível neste link, o site de games utiliza a frase para enfatizar o sucesso do beta aberto de "The Division" que teve mais de 6 milhões de jogadores. Em seu contexto, a frase fica assim: "The Division blows Destiny out of the water with 6.4 milion beta players"

Resumidamente, o game compara o número de jogadores do teste de "Destiny", 4,6 milhões em 2014, com os mais de 6 milhões do open beta de "The Division". Nada relacionado a qualidade ou jogabilidade dos games, como a propaganda leva a crer.


A citação do IGN foi retirada do E3 2013 Awards, premiação feita pelo site

De acordo com Tatiana Morris, a Ubisoft pediu permissão para utilizar a frase no anúncio, mas não explicou qual seria o contexto. "Eles pediram permissão para usar a citação, entretanto, não especificaram como iriam utilizar. No futuro, para ser mais transparente com os gamers, vou perguntar onde a frase será colocada", disse a jornalista em entrevista ao Kotaku UK.

O uso de citações de veículos de mídia para enfatizar o produto é uma prática usada há décadas pelo cinema, que já tem fatos registrados onde frases não foram só manipuladas, mas inventadas para serem colocada em trailers e cartazes. Na indústria de games, não é tão comum vermos grandes franquias atacando os concorrentes em campanhas de marketing, principalmente manipulando frases para fazer isso.

- Continua após a publicidade -

 

"Destiny" foi lançado em 2014 e, apesar de um começo desastroso e que levou a críticas pesadas, o game recebeu melhorias e está ganhando cada vez mais jogadores. No final do ano passado, o shooter online atingiu a marca de 25 milhões de jogadores.

"The  Division" pretende seguir um caminho parecido e possui um público-alvo semelhante ao título da Bungie, já que também é um game de tiro 100% online.

Com versões para PC, PS4 e Xbox One, "The Division" será lançado na semana que vem, em 8 de março. Vale lembrar que, por causa da necessidade de jogadores nos servers, o game não será liberado antecipadamente para a mídia, logo, seja cuidadoso ao ler análises sobre o game nas primeiras 24 horas, além de ficar de olho nas citações feitas pela Ubisoft.

 

- Continua após a publicidade -

{via}Kotaku UK|http://www.kotaku.co.uk/2016/03/04/the-divisions-new-anti-destiny-advertisement-is-incredibly-misleading{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.