Samsung explica porque tirou o cartão microSD no Galaxy S6 (e porque voltou no S7)

O lançamento do Samsung Galaxy S7 e S7 edge na Mobile World Congress 2016 foi composto por várias "reestreias". Recursos que estavam presentes no Galaxy S5 e que haviam sumido no S6 retornaram, como a resistência à água e a possibilidade de expandir a memória com um cartão externo. 

A Samsung explicou ao Tech Times o motivo da saída e posterior retorno do cartão microSD ao seu topo de linha. De acordo com o executivo Kyle Brown, a impossibilidade de expandir a memória do Galaxy S6 foi causada por uma limitação tecnológica.

"Na época que lançamos o S6, nós fizemos um upgrade na performance do aparelho. Atualizamos para o UFS 2.0, colocamos memória RAM DDR4... acreditamos que incluir um slot de cartão de memória iria tirar performance do aparelho." 

- Kyle Brown

 


Essa mudança, de acordo com a Samsung (e nosso benchmarks também) trouxe um salto em desempenho, e a empresa evitou o slot microSD porque isso poderia comprometer a performance, não sendo essa uma decisão tomada por questões de design.

- Continua após a publicidade -

A volta do cartão microSD seria resultado de refinamentos do aparelho, que recebeu atualizações como a certificação IP68, que garante resistência à água e poeira. A Samsung teria encontrado formas de implementar novamente o recurso sem interferir na performance.

O cartão microSD é um ponto polêmico entre consumidores e fabricantes. Enquanto empresas com a Apple são notórias em evitá-lo, as fabricantes de smarpthones Android oscilam entre incluir ou não o slot. Enquanto de um lado consumidores querem a possibilidade de aumentar o espaço interno em seus aparelho, especialmente devido ao alto valor cobrado em modelos com mais armazenamento, fabricantes se opõe aos cartões microSD devido a sua baixa performance, que impactam o desempenho geral do aparelho e que acaba "virando culpa do dispositivo" a lentidão. Especialmente em casos em que o consumidor utiliza cartões de baixa velocidade e qualidade, o impacto pode ser notável na fluidez e eficiência do aparelho. Mesmo em cartões microSD de qualidade, há uma grande diferença de desempenho comparado ao armazenamento interno.

{via}Tech Times|http://www.techtimes.com/articles/137677/20160303/samsung-explains-lack-of-microsd-slot-in-galaxy-s6-and-why-s7-brought-it-back.htm{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.