Cientistas criam um biocomputador energeticamente eficiente e "alimentado" por proteínas

Cientistas da Universidade de Lund estão seguindo um caminho diferenciado no desenvolvimento da supercomputação com resultados que realmente parecem saídos da ficção científica. Foi criado um biocomputador, do tamanho de um livro, que se alimenta de proteínas para realizar operações matemáticas operando em paralelo, diferente da operação em sequência feita por supercomputadores tradicionais. E isso com impressionante eficiência energética.

Segundo informações dos pesquisadores, o biocomputador deles requer menos de 1% de energia do que um transistor tradicional precisa para realizar um passo de um cálculo. Além disso, a capacidade dele de operar em paralelo ao invés de em sequência garantiria soluções de problemas bem mais rápidas. O tamanho final reduzido também pode ser considerado uma vantagem. O Watson da IBM, por exemplo, referência em supercomputação, é tão exigente em espaço (como mostrado na imagem abaixo) quanto é em energia, tendo 90 módulos de servidor. 

O biocomputador em questão, no momento, é apenas um modelo em desenvolvimento, mas os cientistas por trás do projeto afirmam que não estamos distantes de ver a tecnologia realizando tarefas cada vez mais complexas.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2016/02/26/scientists-built-a-book-sized-protein-powered-biocomputer/{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.