Estudantes em parceria com Volvo projetam robô e drone para coleta de lixo automatizada

Estudantes de três universidades nos Estados Unidos se juntaram ao Grupo Volvo e a empresa de gestão de resíduos Renova para realizar um projeto de coleta de lixo automatizada. O resultado da pesquisa é um robô que coleta e esvazia automaticamente lixeiras de ruas urbanas. Um drone que acompanha o caminhão de lixo faz a varredura da área e comanda o robô para localizar os latões com resíduos.

Na hora de coletar lixo, o motorista do caminhão pressiona um botão que liga simultaneamente o robô e o drone. Após iniciados, o drone encontra rapidamente a localização das lixeiras e comunica suas posições ao robô. O projeto é chamado de ROAR e tem objetivo de mostrar como máquinas inteligentes podem ser capazes de se comunicar umas com as outras para facilitar a vida cotidiana em um grande número de áreas.

Além disso, o projeto possui sensores para emergências. Além de receber ajuda do drone para localizar as lixeiras, o robô desvia de obstáculos e pode parar rapidamente caso haja previsão de colisão. Isso acontece graças aos sensores acoplados nas extremidades da máquina terrestre.

O projeto ROAR visa desenvolver e testar conceitos de robótica, por isso não se sabe se o sistema será produzido para uso urbano. Mas segundo Per-Lage Götvall, executivo da Volvo, "o aspecto da segurança é a base de tudo o que fazemos, assim, muitos dos sensores dos robôs são usados ​​também para garantir a segurança". Isso significa que a empresa pode estar cogitando investir em robôs para auxiliar em atividades e problemas urbanos.

 {via}Volvo Group|http://news.volvogroup.com/2016/02/25/drone-to-help-refuse-collecting-robot-find-refuse-bins/{/via}

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.