Apple está trabalhando em um iPhone que nem ela própria pode hackear

A Apple virou protagonista do conflito entre o direito a privacidade e a segurança nacional nos Estados Unidos, ao negar auxílio ao FBI para desbloquear o iPhone 5c de um terrorista. Parte da recusa está relacionada a forma com o pedido foi feito: o órgão americano queria a criação de um iOS vulnerável, com facilitações para acesso do governo aos dados do usuário.

De acordo com informações do New York Times, não apenas a Apple recusou o pedido, como também está acelerando um desenvolvimento de uma nova versão do sistema mais resistente ao tipo de hack que o FBI pretendia usar no dispositivo. O novo mecanismo de segurança seria interessante para evitar futuros pedidos governamentais semelhantes, já que nem a própria Apple conseguiria desbloquear esses dispositivos com a nova tecnologia. 

Em entrevista ao canal americano ABC, Tim Cook, CEO da Apple, comparou a criação de vulnerabilidades em softwares para acesso facilitado do governo como "um equivalente ao câncer", pois cria um precedente perigoso e põe em risco a privacidade de segurança de centenas de milhares de clientes da empresa.

De acordo com a empresa, esse ato não é um sinal de simpatia aos terroristas e suas causas. A Apple afirma que está lutando pelos direitos civis e pelas liberdade individuais. "Algumas coisas são difíceis, algumas coisas são as certas a se fazer, e algumas são as duas coisas. Este é um caso que são ambas as coisas", afirmou Cook.

Após a postura da Apple de não auxiliar o FBI, diversas empresas de tecnologia se alinharam com a empresa da maçã e declararam apoio, caso do Facebook, Whatsapp e Twitter. Uma das figuras mais proeminentes no meio tech a se opor a decisão da Apple foi o co-fundador da Microsoft, Bill Gates. Temos uma enquete no ar, e a disputa entre as duas opiniões está apertada:

O que a Apple deve fazer no caso de San Bernardino, onde o FBI pediu ajuda para desbloquear o iPhone de um terrorista?

Deve ajudar a desbloquear o iPhone
55.96%
Não deve criar o precedente
44.04%

Total de 4273 votos

 

{via}CNet|http://www.cnet.com/news/apple-said-to-be-working-on-unhackable-iphone/{/via}

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O quanto você valoriza a localização de um game?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.