Mediatek anuncia o Helio P20, primeiro chip para smartphones com suporte a memórias LPDDR4X

A Mediatek anunciou o novo membro da família de chips móveis Helio, o modelo P20. Feito em processo de fabricação de 16nm FinFET e trazendo oito núcleos Cortex A53 com velocidade de até 2.30 GHz, a empresa promete 25% mais eficiência que os chips presentes no mercado atualmente.

A principal novidade do chipset está ligada ao uso da memória. Segundo a Mediatek, o Helio P20 é o primeiro chip a dar suporte para memórias LPDDR4X, que trazem 70% mais largura de banda e diminuem o consumo de energia em 50% em comparação aos modelos LPDDR3.

Na parte gráfica, o Helio P20 conta com uma GPU Mali T880, com até 900 MHz de clock. Em relação a conectividade, o chipset suporta LTE categoria 6 e já é compatível com o LTE Broadcast, que já está sendo testado pela NET e Claro no Brasil.

 De acordo com a Mediatek, os primeiros smartphones equipados com o Helio P20 chegam ao mercado na metade de 2016. Mais informações estão disponíveis no site dedicado ao chipset

- Continua após a publicidade -

Especificações | Mediatek Helio P20

- Chipset: Helio P20
- Núcleos: 8 x Cortex A53
- Clock: 2,3 GHz
- Processo: 16 nm FinFET
- Resolução máxima: 1080p
- Memória: LPDDR4 (até 6 GB)
- Velocidade de leitura: 300 Mbps
- Velocidade de gravação: 50 Mbps
- GPU: Mali T880
- Clock gráfico: 900MHz
- Conectividade: LTE Cat.6 - LTE Broadcast -Wi-Fi a/b/g/n 

{via}Anandtech|http://www.anandtech.com/show/10080/mediatek-helio-p20{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.