
Apple se recusa a criar quebra de segurança em iPhone para que FBI consiga dados de terrorista
A Apple recusou seguir uma ordem judicial e não vai criar um software para quebrar a segurança de um iPhone utilizado por um terrorista. Recentemente, uma juíza federal ordenou que a Apple colaborasse com as investigações do atentado em San Bernadino, onde dois atiradores mataram 14 pessoas e deixaram 21 feridos. Um dos terroristas possuía um iPhone e a juíza requisitou que a Apple criasse uma brecha no sistema do dispositivo para que o FBI tivesse acesso às informações do dispositivo.
De acordo com Tim Cook, isso seria criar um "backdoor" que colocaria em risco os dados de seus clientes. A juíza Sheri Pym requisitou que a empresa alterasse as definições do iPhone 5C do atirador Syed Farook. A ordem judicial não pedia diretamente para que a Apple tirasse a criptografia do dispositivo, mas que, pelo menos, retirasse o limite de tentativas no password do smartphone.
A juíza também pediu auxílio da companhia para descobrir a senha do dispositivo mais facilmente, o que agilizaria o trabalho do FBI. Os policiais supõem que a senha possui quatro dígitos, o que já abre chances para mais de dez mil combinações possíveis.
Em um comunicado do CEO Tim Cook, a Apple disse que poderia criar a ferramenta, mas ela não seria utilizada apenas neste caso e, futuramente, poderia trazer perigo a segurança dos usuários da marca.
"O Governo sugere que esta ferramenta poderia ser usada apenas uma vez, neste telefone. Mas isso simplesmente não é verdade. Uma vez criada, a técnica poderia ser usada mais vezes, em qualquer número de aparelhos"
- Tim Cook
- Continua após a publicidade -
"Especificamente, o FBI quer uma nova versão do sistema operacional do iPhone, contornando várias especificações importantes de segurança, e que os instalemos num iPhone recuperado durante uma investigação. Nas mãos erradas, este software – que não existe hoje – teria o potencial para desbloquear qualquer iPhone", disse o CEO da Apple no comunicado, disponível integralmente neste link.
{via}TechCrunch|http://techcrunch.com/2016/02/17/tim-cook-apple-wont-create-backdoor-to-unlock-san-bernardino-attackers-iphone/{/via}