Baseada na AMD Mantle e sucedendo o OpenGL, versão 1.0 da Vulkan recebe lançamento completo

O Khronos Group lançou de maneira completa a especificação 1.0 da Vulkan, a tão aguardada sucessora do OpenGL. A API é baseada na Mantle, que foi doada pela AMD na tentativa de fornecer uma fundação para o desenvolvimento de uma API de baixo nível que pudesse virar padrão em toda a indústria.

Ou seja, assim como o OpenGL, a Vulkan adapta-se a uma série de configurações de hardware para gráficos em dispositivos móveis, consoles e PC. A AMD já aproveitou e lançou o primeiro driver compatível com a versão final da API.

Enquanto isso, a Nvidia prepara drivers para GPUs Kepler e Maxwell, com a possibilidade de ainda trazer os drivers para a geração Fermi, dependendo de como o mercado receber a API. Em ambos os casos, estamos falando de drivers com suporte a Windows 7, 8.x e 10.

Mas um dos grandes pontos da Mantle é a compatibilidade com várias distribuições do Linux e com o Android. Nesse sentido, Nvidia, Intel e Imagination Technologies já entregaram drivers para Linux.

Só que o mais interessante deste lançamento é que ele foi, de fato, um lançamento completo. Isso porque também foram lançadas ferramentas e kits de desenvolvimento (SDKs). Isso inclui o SDK open source da LunarG para Windows e Linux, que ajuda os desenvolvedores a validar o seu código, inspecionar o que a API está fazendo e fazer debugs em geral. Um SDK para Android será providenciado pela Google em breve.

Em questão de jogos, assim como acontece com o DirectX 12, não há nada muito concreto. O que foi desenvolvido é um patch experimental para o game The Talos Principle, da Croteam. Claro que é apenas uma demonstração do conceito da API, e, até pelas características do jogo, não deverá haver grandes benefícios. Mas ao menos há um game onde é possível testar a Vulkan. O lado bom é que muito mais virá por aí, e em diversas plataformas.

- Continua após a publicidade -


Confira slides mais técnicos e explicativos sobre a Vulkan abaixo:

  

  

{via}PC Per|http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/Khronos-Group-Releases-Vulkan-Hard-Launch|Anand Tech|http://www.anandtech.com/show/10035/vulkan-10-released|ARS Technica|http://arstechnica.com/gaming/2016/02/vulkan-gets-official-with-1-0-release-and-amd-driver/|Guru 3D|http://www.guru3d.com/news-story/amd-vulkan-1-spec-announcement.html|Neowin|http://www.neowin.net/news/khronos-group-releases-version-10-of-vulkan-for-windows-the-low-level-successor-to-opengl{/via} 

- Continua após a publicidade -

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.