Bug na atualização do Adobe Creative Cloud para Mac apaga acidentalmente arquivos do usuário

A Adobe atualizou recentemente seu aplicativo de desktop Creative Cloud nos dispositivos Mac, mas, acidentalmente, esse update apagou os arquivos de alguns usuários. Os clientes Adobe que atualizaram para a versão 3.5.0.206 relataram que a ferramenta no Mac poderia apagar, sem aviso ou permissão, os dados do usuário no computador. Depois que o Backblaze, serviço de backup de dados, relatou o problema à Adobe, a empresa parou de distribuir a atualização para reparar o erro do aplicativo.

O vídeo a seguir mostra o update e como as pastas do usuário no computador são apagadas. Isso acontece logo após o término da instalação da atualização do Adobe Creative Cloud.

- Continua após a publicidade -


Segundo funcionários da Blackblaze, "os arquivos de pastas dentro do diretório raiz poderiam ter sido removidos (algo crucial para o PC). Isso normalmente acontece quando há uma pasta oculta do usuário, sendo uma prática quase comum do sistema para forçar que a pasta sempre apareça no topo da lista".

Adobe pede para que pessoas parem de usar Flash

Ou seja, os usuários do serviço Backblaze foram especialmente atingidos pelo bug. Isso porque o serviço de backup baseia-se nos dados armazenados numa pasta escondida na raiz do Mac, que se chama .bzvol. Esta pasta aparece, alfabeticamente, em primeiro lugar para a maioria dos usuários. Como esta pasta é deletada, os backups deixam de ser feitos.

No domingo, a Adobe disponibilizou uma nova versão do aplicativo, a 3.5.1.209. Ela está disponível para Mac e Windows. Se você tiver problemas com a atualização, entre em contato com o suporte ao cliente.

- Continua após a publicidade -

{via}Fortune|http://fortune.com/2016/02/15/adobe-mac-app-oops/{/via} 

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.