Documentário mostra como os "Neuro-hakers" estudam maneiras de editar e deletar memórias

Um documentário produzido  para  programa "Nova", da PBS, e que chegou esta semana nos Estados Unidos mostra como os cientistas estão próximos de encontrarem maneiras para editar e até mesmo deletar memórias do cérebro humano.

 

Chamado de "Memory Hackers", a produção mostra como estamos próximos de um mundo onde poderemos esquecer coisas como medos de infância, traumas ou fatos que não precisam ser lembrados, como os bugs de Assassin's Creed Unity que ainda me dão pesadelos, mesmo depois de dois anos do lançamento do game.

Brincadeiras à parte, documentário, que possui uma hora de duração, mostra pesquisas onde os neuro-hakers manipulam, implantam e deletam memórias do cérebro humano. Apesar de parecer ficção, esses procedimentos já são possíveis graças técnicas que misturam neuroquímica, psicologia e computação.


Cena do filme "Amnésia", dirigido por Christopher Nolan

Durante o documentário, a equipe mostra os estudos de vários pesquisadores, incluindo Julia Shaw, psicóloga que trabalha com memórias falsas e alega ter conseguido fazer pessoas confessarem crimes que não cometeram. Ela também pesquisa manipulação de fobias, onde tenta eliminar medos relacionados a antigos traumas.

- Continua após a publicidade -

"Memory Hackers" também conta a história de Jake Hausler, um menino de 12 anos que possui Síndrome da Supermemória. O garoto consegue lembrar dos mínimos detalhes de sua vida até os 8 anos de idade, mas tem dificuldade em diferenciar memórias tiviais de fatos importantes da vida, o que intriga os cientistas.

O documentário está disponível de graça no site da PBS e pode ser visto na íntegra no link abaixo, em inglês.

{via}Discovery|http://news.discovery.com/tech/biotechnology/neuro-hackers-create-delete-memories-160213.htm{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.