Cientistas estão desenvolvendo um "robô-barata" para ajudar no resgate de pessoas soterradas

A capacidade das baratas de se espremerem em frestas incrivelmente estreitas, sua velocidade para fugir de chineladas e enorme resistência levando-se em conta seu tamanho são características irritantes para quem tenta se livrar delas, mas serviram de inspiração para um robô que pode salvar vidas. Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um "robô-barata" que vai ajudar a encontrar pessoas que estejam soterradas em desabamentos e deslizamentos.

Baratas são capazes de comprimir o próprio corpo e passar por aberturas que tem até um quarto de sua própria altura em menos de um segundo, além de conseguirem sustentar até 900 vezes o próprio peso sem sofrer ferimentos. E tudo isso é possibilitado pela capacidade que esses insetos possuem de comprimir seu exoesqueleto até metade do tamanho total dele. Elas também são capazes de correr numa velocidade de 20 vezes o comprimento do próprio corpo por segundo. São essas características que inspiraram Kaushik Jayaram e Robert Full a iniciarem seu projeto do pequeno robô para resgates.

O "robô-barata" se chama Cram e é um pouco menor que a palma da mão. Ele tem pernas articuladas que tentam imitar o movimento dos insetos e sua carapaça é feita de um materia parecido com cartolina que lhe dá a propriedade de ser resistente, mas flexível, como e exoesqueleto das baratas.

"Nós precisamos de robôs de baixo custo como primeira resposta (em resgates) e nós sentimos que este é realmente o melhor modelo. Ele tem um exoesqueleto estilo origami e pode entrar em espaços pequenos e continuar se movendo. Um enxame desses robôs-barata poderia localizar pessoas enterradas embaixo de escombros."

- Continua após a publicidade -
Robert Full, um dos idealizadores do projeto

 

Essa não é a primeira vez que cientista querem usar baratas para ajudarem no resgate de pessoas. Há alguns anos pesquisadores já tentavam instalar microchips nos pequenos artrópodes para poder controlá-los através de suas antenas e um dos usos da pesquisa era justamente tentar encontrar vítimas de soterramentos, por exemplo.

{via}The Guardian|http://www.theguardian.com/technology/2016/feb/08/robot-cockroaches-search-and-rescue-missions-university-of-california-berkeley{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.