Ondas gravitacionais previstas por Einstein são detectadas pela primeira vez no universo

Um grupo de cientistas da base americana Laser Interferometer Gravitational Wave Observatory (LIGO) conseguiram registrar a influência das ondas gravitacionais, ondulações que ocorrem no espaço-tempo em todo o universo. O icônico Albert Einstein previu a existência dessas ondas gravitacionais 100 anos atrás, mas os cientistas não possuíam a tecnologia necessária para detectar o fenômeno, até agora.

A descoberta das ondas aconteceu a partir do "dispositivo de medição mais preciso do mundo", construído por cientistas da LIGO. Ele foi projetado para medir as mudanças de comprimento do espaço através de grandes distâncias terrestres, já que as ondas gravitacionais "esticam" o espaço-tempo. O projeto para construir a máquina começou em 1992, sendo o maior investimento científico que a National Science Foundation (NSF) já fez.

Realidade virtual deve gerar US$5,1 bilhões em vendas em 2016, aponta pesquisa

Os cientistas utilizaram grandes túneis e mediram o tempo que um laser levou para percorrer de uma extremidade à outra. Como se trata de um laser, a "medida" que eles utilizaram para determinar o comprimento do túnel foi a velocidade da luz. Em 2015 os cientistas mediram novamente o túnel e detectaram sinais de ondas gravitacionais; um sinal semelhante ao de dois buracos negros se fundindo, com aceleração de metade da velocidade da luz.

Levou meio ano para anunciar essa descoberta porque a equipe da LIGO precisavam de tempo para descartar qualquer outra fonte que possa ter gerado esse sinal. Hoje, eles confirmam de que ele (sinal) foi produzido por uma onda gravitacional. David Reitze, diretor executivo do laboratório explicou que os buracos negros que criaram essa onda gravitacional se fundiram 1,3 bilhão de anos atrás, até as ondas chegarem na Terra.

"O que é realmente surpreendente sobre isso é que esta é a primeira vez que este tipo de coisa foi vista - uma fusão de buracos negros, e é a prova de que existem buracos negros binários no universo", disse David Reitze.

NASA está desenvolvendo um modem baseado em sinais de luz que é 100 vezes mais rápido que os atuais

A descoberta de hoje é um marco para a comunidade científica. A LIGO mostrou que temos a tecnologia para detectar ondas gravitacionais já previstas por Einstein.

{via}Tech Crunch|http://techcrunch.com/2016/02/11/einsteins-gravitational-waves-have-been-detected-for-the-first-time/#.gyfvqys:QRKj{/via}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos