Regulamentação americana irá tratar carros autônomos como motoristas

O órgão do  departamento de trânsito norte-americano National Highway Traffic Safety Administration revelou, em uma carta, que as mesmas legislações aplicadas aos motoristas serão impostas aos carros autônomos. Basicamente, é como se o computador fosse o motorista do carro.

A regulamentação ainda é prévia, mas já pode auxiliar no aumento de carros autônomos nas ruas dos Estados Unidos. O Google, que já está fazendo testes com um carro sem motorista, foi um dos principais incentivadores de uma legislação própria para veículos que dirigem sozinhos.

O veículo do Google já esteve em diversos acidentes, mas, na maioria das vezes, não teve culpa pelo acontecido. O carro não possui volante e pedais, o que obrigará a  NHTFA a fazer adaptações na legislação.

Policial da Califórnia para carro autônomo da Google 
por estar dirigindo abaixo da velocidade mínima

De acordo com o órgão, as regras aplicadas aos motoristas envolvendo volante e pedais não se aplicam a inteligência artificial que comanda o carro, já que essas peças não existem dentro do veículo. Exemplificando, o veículo, que é o próprio motorista, não pode ser multado por dirigir falando no celular com apenas uma mão no volante (mind blow).

- Continua após a publicidade -


Pérolas da tecnologia: Carro autônomo do Google sendo parado por dirigir abaixo da velocidade

A decisão de tratar os carros autônomos como motoristas é um grande passo para a popularização da tecnologia, mas talvez não seja a melhor alternativa, já que o sistema de legislação ainda não está preparado para lidar com veículos sem pedais, direção e motorista. 

O Google não comentou sobre a decisão do órgão de regulamentação de trânsito.

{via}Reuters|http://www.reuters.com/article/us-alphabet-autos-selfdriving-exclusive-idUSKCN0VJ00H{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.