Processadores Opteron baseados em Zen chegarão com até 32 núcleos e 8 canais de memória DDR4

Com a promessa de aumentar em até 40% as instruções por ciclo, e por conta disso trazer saltos em desempenho e eficiência energética, a arquitetura Zen será interessante tanto para os consumidores domésticos quanto meios mais exigentes, como servidores. Durante uma apresentação de Liviu Valsan, engenheira da computação na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), surgiram detalhes sobre futuros processadores Opteron baseados na nova arquitetura da AMD.

AMD vai lançar os primeiros processadores Zen no final de 2016 

Essa nova geração de processadores Opteron, voltados a servidores e data centers, representam uma importante evolução, já que a linha atual ainda é baseada no x86 Piledriver. Assim como as demais CPUs Zen, esses novos modelos trarão a nova litografia de 14nm FinFET, muito mais eficiente e econômica. 

De acordo com a apresentação, o novo Opteron irá operar combinando um total de 32 núcleos e terá suporte a memórias DDR4 com até oito canais de comunicação. Os processadores Opteron baseados na arquitetura Zen devem chegar ao mercado em 2017.

- Continua após a publicidade -

Apesar de algumas semelhanças, não confunda esse novo Opteron com o Exascale Heterogeneous Processor (EHP), que vem aparecendo com o codinome Zeppelin em rumores. Ambos utilizam o multi-chip module (MCM), que combina múltiplos núcleos através do "Coherent fabric", técnica que unirá esses múltiplos núcleos garantindo altíssima velocidade de comunicação entre eles, com um total de 100GB/s disponível de largura de banda e reduzindo drasticamente a latência se comparado com conexões como o PCIe. A diferença é que o Zeppelin será voltado a HPC, combinando também chips gráficos para acelerar processos computacionais, além dos 32 núcleos de processamento.

{fonte}CDS|https://cds.cern.ch/record/2128536?ln=ja{/fonte} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.