Índice do Artigo

AMD

Processadores Opteron baseados em Zen chegarão com até 32 núcleos e 8 canais de memória DDR4

Com a promessa de aumentar em até 40% as instruções por ciclo, e por conta disso trazer saltos em desempenho e eficiência energética, a arquitetura Zen será interessante tanto para os consumidores domésticos quanto meios mais exigentes, como servidores. Durante uma apresentação de Liviu Valsan, engenheira da computação na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), surgiram detalhes sobre futuros processadores Opteron baseados na nova arquitetura da AMD.

AMD vai lançar os primeiros processadores Zen no final de 2016 

Essa nova geração de processadores Opteron, voltados a servidores e data centers, representam uma importante evolução, já que a linha atual ainda é baseada no x86 Piledriver. Assim como as demais CPUs Zen, esses novos modelos trarão a nova litografia de 14nm FinFET, muito mais eficiente e econômica. 

YouTube video

De acordo com a apresentação, o novo Opteron irá operar combinando um total de 32 núcleos e terá suporte a memórias DDR4 com até oito canais de comunicação. Os processadores Opteron baseados na arquitetura Zen devem chegar ao mercado em 2017.

Apesar de algumas semelhanças, não confunda esse novo Opteron com o Exascale Heterogeneous Processor (EHP), que vem aparecendo com o codinome Zeppelin em rumores. Ambos utilizam o multi-chip module (MCM), que combina múltiplos núcleos através do “Coherent fabric”, técnica que unirá esses múltiplos núcleos garantindo altíssima velocidade de comunicação entre eles, com um total de 100GB/s disponível de largura de banda e reduzindo drasticamente a latência se comparado com conexões como o PCIe. A diferença é que o Zeppelin será voltado a HPC, combinando também chips gráficos para acelerar processos computacionais, além dos 32 núcleos de processamento.

{fonte}CDS|https://cds.cern.ch/record/2128536?ln=ja{/fonte} 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções