Qualcomm anuncia o Snapdragon X16 LTE, primeiro modem mobile com velocidades de até 1 Gbps

A Qualcomm anunciou hoje seu novo modem mobile LTE 4G, o Snapdragon X16 LTE. O novo chipset promete velocidades de até 1Gbps, sendo o primeiro do mundo nessa classe a ser comercialmente disponibilizado. A empresa promete velocidades comparáveis à conexão com fibra óptica, mas com o dispositivo completamente wireless, é claro.

O Snapdragon X16 LTE foi desenvolvido no processo de 14nm FinFET e marca o primeiro passo da Qualcomm numa série de componentes com uma nova arquitetura avançada. Com componentes modulares e software comum, a empresa espera alcançar uma grande variedade de produtos com sua linha de modems, principalmente em dispositivos conectados da Internet das Coisas.

Ainda para garantir mais velocidade e estabilidade na conexão, o novo modem da Qualcomm usa tecnologia 4 x 4 MMO para receber dados em quatro antenas diferentes, o dobro de dispositivos tradicionais. Ele é capaz de agregar até 4 conexões 4G diferentes, tendo suporte ao Limited Assisted Access (LAA), permitindo que operadoras ofereçam conexões também no espectro ainda não licenciado.

A Qualcomm afirma que a velocidade extra vai permitir aos usuários uma "extensão infinita" de seu armazenamento, já que eles poderão acessar à nuvem com velocidades que "rivalizam" com o armazenamento local. Além disso, a empresa também garante que será possível assistir a conteúdo em 360º da realidade virtual via streaming.

- Continua após a publicidade -

O novo Snapdragon X16 LTE chega na segunda metade de 2016.

Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.