ASRock remove silenciosamente BIOS de overclock para modelos não-K da série Skylake

Há um tempo atrás a ASRock, fabricante taiwanesa de placas-mãe, anunciou que era possível fazer overclock em processadores de modelos não-K (Skylakes) com a ajuda de um upgrade da BIOS. Logo em seguida a empresa lançou essa BIOS para diversos modelos de placas-mãe. Alguns overclockers conseguiram chegar à 4955MHz com um Core i3-6320. Agora, ao que parece, a ASRock está removendo silenciosamente o patch - chamado comercialmente de SKY OC - com essa funcionalidade.

O SKY OC poderia ser obtido simplesmente com uma atualização de BIOS através do site oficial da ASRock. Mas o upgrade está indisponível e até mesmo os anúncios de imprensa sobre a att foram removidos do seu site.

A BIOS desativa os gráficos integrados da Intel e o CPU Turbo Ratio. Além de que o modo C-State também seria desativado. Depois de algumas desobertas sobre o update, algo poderia estar afetando o BLCK (clock base), mas nada foi abertamente revelado pela empresa. Provavelmente, a Intel poderá se pronunciar a respeito da remoção do suporte de overclock da ASRock para CPUS não-K e como os usuários podem obter mais desempenho com uma CPU de modelo mais barato, segundo o Guru3D.

Outras fabricantes ainda trazem suporte para esse recurso, como a MSI, Biostar, Asus e Gigabyte. Todas possuem uma opção semelhante disponível em sua BIOS.



.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.