Fabricante indiana de carros vai renomear seu modelo Zica em virtude da epidemia do Zika vírus

A fabricante indiana Tata Motors vai renomear o seu recém-lançado carro compacto Zica. A empresa quer evitar qualquer tipo de associação, seja de nome ou de pronúncia, com o Zika vírus, responsável por uma epidemia na saúde mundial nos últimos meses.

A mudança foi corroborada pelo  uma política interna da empresa, que se considera socialmente responsável na sua relação com as pessoas. Segue, abaixo, um breve trecho do comunicado divulgado.

O acrônimo do carro era "ZICA", derivado de "Zippy Car". Em solidariedade com o sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus da zika em muitos países, a Tata Motors, enquanto empresa socialmente responsável, decidiu renomear o carro.

O novo nome será anunciado daqui a algumas semanas, garantindo que todas as questões relacionadas a consumidores/marca sejam tratadas e os aspectos regulatórios sejam analisados.


A empresa ainda reforçou que, até recentemente, não tinha conhecimento da existência do vírus quando começou a projetar e a desenvolver o carro. Com o surto da doença, a similaridade no som e na escrita dos dois termos (o carro Zica e o Zika vírus), a Tata Motors se viu obrigada a fazer a alteração.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última segunda-feira (1/2) que a microcefalia ligada ao Zika vírus é uma questão de emergência de saúde internacional. O Zika vírus já foi reconhecido em mais de 20 países e, até o momento, não existem vacinas e medicamentos para conter o avanço da epidemia. A única forma de prevenção é evitar ser picado pelo mosquito Aedes aegypti.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.