Brasil vence Japão e EUA na velocidade média da internet 4G, mas perde feio em cobertura

A empresa especializada em mapeamento de cobertura wireless OpenSignal divulgou um relatório completíssimo sobre a condição da internet 4G numa série de países do mundo. A boa notícia é que o Brasil, com sua média de 12 Mbps, ficou na frente de algumas potências, como Japão e Estados Unidos em termos de velocidade de download.

A explicação para a baixa velocidade de certos países desenvolvidos está no fato de que eles estavam entre os primeiros a criar suas redes LTE. Isso significa que a tecnologia utilizada é mais antiga. Como há cada vez mais gente utilizando-as, isso significa velocidades cada vez mais lentas para todo mundo.

Já em termos de cobertura, até pelo tamanho e a geografia do país, o Brasil acaba ficando consideravelmente pra trás, com 53% de cobertura média do território nacional. Nesse sentido, Japão (90%) e até o país continental dos EUA (81%) estão bem mais avançados.

A OpenSignal também divulgou informações independentes de cada uma das operadoras dos países pesquisados. No Brasil, a Nextel ganhou em cobertura (56%), mas perdeu feio na velocidade (3 Mbps). A melhor velocidade é da Vivo (15 Mbps), que possui 54% de cobertura. Logo atrás vêm Oi (13 Mbps, 45% de cobertura), Claro (12 Mbps, 53% de cobertura) e Tim (9 Mbps, 52% de cobertura).

Quem se deu melhor, logicamente, foram os países desenvolvidos com territórios menores e com infraestruturas mais novas. Os dois grandes exemplos disso são Cingapura e Coreia de Sul. Cingapura possui velocidade média de 37 Mbps, com cobertura de 83% do país. Já a Coreia possui 4G por quase todo o seu território (97%), com 27 Mbps de velocidade.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2016/2/4/10905740/global-lte-speeds-coverage-opensignal{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.