De todas as pessoas em seu Facebook, você pode ser amigo de apenas 150, revela estudo

Se você tem quinhentos, mil ou mais de mil amigos no Facebook, não se engane. O número de amizades em redes sociais não lhe traz mais amigos, muito menos é sinônimo de amizades reais.

Um estudo publicado na revista da Royal Society Open Science revelou que o número máximo de pessoas com as quais podemos ter relações sinceras é de aproximadamente 150 pessoas. Isso, provavelmente, é algo que a maioria das pessoas já sabem, mas o porquê não tem muito a ver com nossas necessidades sociais, e sim com nosso cérebro.

O britânico Robin Dunbar, que foi autor do estudo, analisou a capacidade de amigos no círculo social de cada pessoa de acordo com o tamanho de nosso cérebro. Pode parecer estranho, mas o limite fisiológico (tamanho do encéfalo) restringe o tempo para conseguirmos manter amizades duradouras. Assim, as pessoas quem conhecemos são classificadas como conhecidos, amigos, melhores amigos, família e etc.

Facebook quer ser a internet e isso é irritante

De acordo com o estudo, nosso número de melhores amigos, bons amigos, amigos, conhecidos e pessoas que conhecemos de vista são, respectivamente, 15, 50, 150, 500 e 1.500 pessoas.

"Os amigos (estimados em 150) representam as pessoas com quem temos relações reais, com quem temos desenvolvido obrigações mútuas", disse à AFP Robin Dunbar, professor de psicologia na Universidade de Oxford.

- Continua após a publicidade -

Facebook está testando um novo navegador para garantir que você nunca saia da plataforma

Esse número máximo de pessoas com quem conseguimos nos relacionar depende muito de cada indivíduo, e pode variar minimamente. E na teoria, as redes sociais seriam ferramentas para aumentar o número de amigos, o que não ocorre na prática.

Segundo o estudo, plataformas como Twitter ou Facebook apenas servem para fazer a "manutenção" das amizades, ou seja, manter contatos com amigos com quem você já possui afinidade, sem ultrapassar a estimativa do professor Robin Dunbar.

Sejam amigos virtuais ou amigos na vida real, o número continuará a ser limitado. "As pessoas podem ter 500 ou até 1.000 amigos no Facebook, mas isso inclui as pessoas que normalmente chamamos de conhecidas ou simplesmente pessoas que conhecemos de vista", nota Robin Dunbar.

Facebook Messenger alcança a marca de 800 milhões de usuários por mês

- Continua após a publicidade -

{via}Exame|http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estudo-desbanca-mito-dos-mil-amigos-no-facebook{/via}


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.