Índice do Artigo

Microsoft

Desmontagem do Lumia 950XL mostra que o aparelho não possui resfriamento líquido

Uma dos recursos que mais chamou a atenção no lançamento do novo topo de linha da Microsoft, o Lumia 950 XL, foi o anúncio de que o aparelho possui resfriamento líquido, um recurso bastante incomum em smartphones que costumam estar restritos a fitas de cobre ou outros componentes bem menos eficientes na hora de dissipar calor. Porém parece que a linha Lumia vai manter o seu legado de apresentações cheias de meias-verdades: na desmontagem do aparelho no canal do YouTube JerryRigEverithing, a abertura do heat pipe de cobre mostrou que não há líquido nenhum circulando no interior do 950 XL.

Os sistemas de resfriamento líquido utilizam um fluido no interior de tubulações para dissipar o calor. Dependendo do sistema, uma bomba fica responsável pela movimentação desse líquido, enquanto em sistemas mais compactos a própria evaporação do líquido fica responsável pelo movimento. Esse tipo de solução dissipa o calor de forma mais eficiente que soluções a ar, como ventoinhas, e ainda muito mais eficiente que dissipação passiva, a mais comum em smarpthones. Ao abrir a estrutura de cobre, porém, o vídeo mostra que não há líquido nenhum no sistema de resfriamento do 950 XL, apesar da apresentação da Microsoft ser categórica sobre a presença desse recurso no aparelho:

Questionando o suporte da Microsoft, a resposta é que o Lumia 950 XL possui “um heat pipe baseado na tradicional solução líquida”. Essa resposta bastante obtusa pode significar que o heat pipe é semelhante ao de soluções de resfriamento líquido, mas não há líquido nenhum envolvido na questão. Na página de especificações oficiais do produto o resfriamento líquido também não é mencionado em parte alguma.

A estrutura em cobre utilizada no Lumia 950 XL é bem mais robusta que a maioria das soluções em uso em smartphones (como essas fitas de cobre no Nexus 6P), porém não é resfriamento líquido. Apesar do cuidado em utilizar a palavra “heat pipe baseado em resfriamento líquido” ao longo da apresentação e na resposta ao FAQ, a má-fé fica evidente quando observamos imagens como essa, que entregam uma mensagem confusa sem nenhum esforço em esclarecê-la:

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções