Desmontagem do Lumia 950XL mostra que o aparelho não possui resfriamento líquido

Uma dos recursos que mais chamou a atenção no lançamento do novo topo de linha da Microsoft, o Lumia 950 XL, foi o anúncio de que o aparelho possui resfriamento líquido, um recurso bastante incomum em smartphones que costumam estar restritos a fitas de cobre ou outros componentes bem menos eficientes na hora de dissipar calor. Porém parece que a linha Lumia vai manter o seu legado de apresentações cheias de meias-verdades: na desmontagem do aparelho no canal do YouTube JerryRigEverithing, a abertura do heat pipe de cobre mostrou que não há líquido nenhum circulando no interior do 950 XL.

Os sistemas de resfriamento líquido utilizam um fluido no interior de tubulações para dissipar o calor. Dependendo do sistema, uma bomba fica responsável pela movimentação desse líquido, enquanto em sistemas mais compactos a própria evaporação do líquido fica responsável pelo movimento. Esse tipo de solução dissipa o calor de forma mais eficiente que soluções a ar, como ventoinhas, e ainda muito mais eficiente que dissipação passiva, a mais comum em smarpthones. Ao abrir a estrutura de cobre, porém, o vídeo mostra que não há líquido nenhum no sistema de resfriamento do 950 XL, apesar da apresentação da Microsoft ser categórica sobre a presença desse recurso no aparelho:

Questionando o suporte da Microsoft, a resposta é que o Lumia 950 XL possui "um heat pipe baseado na tradicional solução líquida". Essa resposta bastante obtusa pode significar que o heat pipe é semelhante ao de soluções de resfriamento líquido, mas não há líquido nenhum envolvido na questão. Na página de especificações oficiais do produto o resfriamento líquido também não é mencionado em parte alguma.

- Continua após a publicidade -

A estrutura em cobre utilizada no Lumia 950 XL é bem mais robusta que a maioria das soluções em uso em smartphones (como essas fitas de cobre no Nexus 6P), porém não é resfriamento líquido. Apesar do cuidado em utilizar a palavra "heat pipe baseado em resfriamento líquido" ao longo da apresentação e na resposta ao FAQ, a má-fé fica evidente quando observamos imagens como essa, que entregam uma mensagem confusa sem nenhum esforço em esclarecê-la:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.