GeForce GTX 970 se torna a GPU mais usada no Steam e enfim o HD Graphics 4000 foi superado

O Steam atualiza mensalmente uma lista com hardwares utilizados pelo seus gamers, entre aqueles que aceitaram compartilhar esses dados com a plataforma (se você é daqueles que sai metralhando o "next" em instalações, muito possivelmente você está nessa compilação). Há muitos anos, o chip gráfico mais utilizado é o Intel HD Graphics 4000, uma GPU integrada em processadores Intel a partir da terceira geração Core, codinome Ivy Bridge, que deu as caras em 2012.

Desde então o chip gráfico integrado tem sido hegemônico no topo do ranking, mérito especialmente de muitos notebooks com essa iGPU, e só foi perder o primeiro lugar no final de 2015. A "bola da vez" é o chip gráfico GeForce GTX 970, da Nvidia. Além da popularidade da GPU, é interessante observar um avanço dos chips gráficos em placas de vídeo dedicadas entre os gamers da Steam, sendo que as duas GPUs integradas mais representativas, a HD 4000 e 4600, recuaram em sua participação.

Os dados do Steam também nos dão uma ideia de como anda a participação da AMD nos tempos recentes. A empresa perdeu participação de mercado em 2015, e só foi recuperar terreno mais próximo do final do ano com o lançamento das placas Fury e linha R300. Por conta da forma como acontece a detecção dos hardwares da empresa, não conseguimos ver exatamente os modelos, que ficam agrupados. Mesmo assim, a empresa não conseguiu boas posições, sendo que o primeiro momento em que a empresa aparece é no aglomerado das AMD Radeon HD 7900. Para piorar, placas mais recentes da R9 200 series só aparecem na 18ª posição, e nem temos as R9 300 dando sinal de aparecer. 

A Nvidia GeForce GTX 970 foi lançada em outubro de 2014 e conseguiu notas excelentes em nossa análise, na época (confere aqui e aqui), resultado de ótima performance, preço competitivo e alto potencial de overclock da arquitetura Maxwell. Mas nem tudo "foi flores" com esse modelo: a empresa informou erroneamente especificações da placa e usuário identificaram uma diferença de performance em diferentes porções da memória, caso que ficou célebre pelo "3.5GB". Por conta da propaganda enganosa do produto, consumidores chegaram a pedir o reembolso. Falamos um pouco da polêmica nesse trecho do vídeo abaixo:

Artigo: Entenda a divisão de memórias da GeForce GTX 970 e o motivo que levou a Nvidia a fazer isso

{via}Steam|http://store.steampowered.com/hwsurvey/videocard/{/via} 

Tags
gpu
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.