Mais telas e tudo digital: Audi apresenta as tecnologias que estarão presentes em seus novos carros

Os entusiastas de tecnologia já estão cada vez mais acostumados a verem notícias sobre carros circulando nos sites especializados, e as grandes montadoras estão mostrando na CES 2016 que isso é uma grande tendência para o futuro.

Depois de anunciar uma parceria com a fabricantes de chip Qualcomm, a Audi demonstrou toda a tecnologia que será embarcada nos seus próximos veículos durante a feira de tecnologia que está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos. Resumidamente, a empresa, que já tinha um dos sistemas de infotenimento mais avançados do mercado, criou algo ainda mais digital, com mais telas e que pretende melhorar a vida dos motoristas.

Audi apresenta o HMI: Human-Machine-Interface

Atualmente, os veículos "topo de linha" da Audi utilizam em seus painéis o sistema Virtual Cockpit, que mostra todas as informações do carro, como nível de combustível e velocidade, de uma forma totalmente digital. Agora, os veículos da linha Q7 irão receber uma nova versão desse sistema que será ainda mais digital, o HMI, Human-Interface-Machine (Interface Homem-Máquina).

- Continua após a publicidade -

No lugar do antigo cluster de instrumentos, o sistema HMI conta com uma tela principal OLED com formato curvado, com 14.1' e resolução de 2240 x 720 px. O painel é conectado ao sistema de infotenimento, que conta com mais duas telas OLED, que podem ser controladas por gestos e toques em um touchpad.

Assim como todos os carros inteligentes, o novo sistema da Audi conta com conexão LTE Advanced e sincronização com dispositivos Android e iOS, por meio do Android Auto e Apple CarPlay, tecnologias criadas exclusivamente para veículos.

Conheça o Android Auto
Conheça o Apple CarPlay

Abaixo, você pode ver um vídeo demonstrando as tecnologias presentes no HMI em funcionamento no Audi Q7, veículo que, além de receber o novo sistema, também usará o chip Qualcomm Snapdragon 602A em seus componentes a partir de 2017.

- Continua após a publicidade -


Audi Fit Driver: seu carro cuida de você

Além de apresentar um sistema cheio de touchscreens, telas maiores e curvadas (parece que estamos falando de smartphones),  a Audi também falou sobre o Audi Fit Driver, tecnologia em desenvolvimento que parece bem interessante: a empresa quer que o carro cuide do motorista.

Basicamente, a tecnologia funciona com sensores espalhados pelo carro que monitoram os sinais vitais do motorista, como batimentos cardíacos e temperatura corporal. Depois de captar as informações, o veículo cria uma ambiente mais confortável para que os passageiros se sintam mais relaxados durante a viagem.

Assim como em um sistema que supostamente estaria em desenvolvimento pela Nintendo, o sistema Audi Fit Driver também daria dicas de respiração e como o motorista pode melhorar seus hábitos. Em casos mais extremos, como um ataque cardíaco no meio do trânsito, o piloto automático do veículo assumiria a direção para evitar acidentes. É tanta inteligencia que chega a me assustar.

Ainda não existe uma previsão de quando o sistema Audi Fit Driver começará a ser introduzido nos veículos Audi, mas levando em consideração a velocidade da evolução tecnológica dos carros da empresa, possivelmente veremos alguns protótipos nos próximos anos.

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.