Nvidia anuncia o supercomputador Drive PX 2 para carros autônomos na CES 2016

Ao subir ao palco durante o primeiro keynote da CES 2016, o CEO da Nvidia Jen-Hsun Huang não perdeu tempo e anunciou de cara o que a empresa havia trazido para o evento: o Drive PX 2, um supercomputador para carros autônomos capaz de identificar todo o ambiente à sua volta e dar instruções mais precisas ao veículo.

Ele vem equipado com dois novos processadores Tegra (um de quatro e outro de oito núcleos), duas GPUs da nova família Pascal e liquid cooler. Com essas especificações, ele entrega até 24 trilhões de operações de deep learning por segundo (a capacidade de ir aprendendo a se comportar de maneira autônoma em cada situação). De acordo com Huang, esse poder todo equivale a 150 Macbooks Pro.


Ele justificou que o processamento é necessário para que o carro seja, de fato, autônomo e consiga lidar com as adversidades que encontrar no trânsito, como um desvio improvisado com cones, por exemplo. "Ciclistas estão na mesma via que você, as pessoas às vezes seguem as regras e às vezes, não. (o trânsito) É muito caótico e muito difícil", disse o CEO. Ele complementa, ainda, dizendo que não basta que um carro tenha mapas e sensores programados com precisão. É indispensável a participação do deep learning para que o veículo saiba o que fazer em situações anormais.

Para isso, a empresa também anunciou o DIGITS, uma plataforma de deep learning que coleta todas as informações que o carro aprendeu e as compartilha em uma rede na nuvem para que outros veículos consigam acessá-las. E a partir dos dados do DIGITS, a Nvidia criou o Drivenet, sua própria rede de dados de deep learning. Ele é capaz de identificar cinco classes diferentes de objetos, incluindo pessoas, motociclistas e, claro, outros carros. A partir do momento que ele detecta isso, o carro já fica "atento" para como reagir diante de cada um deles.


E essas informações podem ser facilmente acompanhadas através do sistema de infotainment do carro. Enquanto o veículo lê isso...

...você, na telinha do seu carro, vê isso:

Mostrando que a tecnologia tem atraído as fabricantes automobilísticas, o CEO da Nvidia já anunciou que a Volvo será a primeira a fabricar um carro com a nova tecnologia. Tecnologia essa que é muito interessante e com um processamento surpreendente.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.