Valve admite que queda da Steam no natal foi por causa de um ataque DoS

O bug que aconteceu na Steam durante o natal e deixou muitos usuários confusos, apesar de rapidamente resolvido, não chegou a ser muito bem explicado. Nessa semana, a Valve finalmente entrou em detalhes sobre o que aconteceu e admitiu que foi por causa de um ataque de DoS (Denial of Service).

"Em resposta a este ataque específico, regras de cache gerenciadas por um parceiro de cache na web da Steam foram implementadas para tanto minimizar o impacto nos servidores da Steam Store, como continuar a rotear tráfego de usuários legítimos. Durante a segunda onda deste ataque, uma segunda configuração de cache foi implementada que fez o cache do fráfego incorretamente para usuários autenticados. Esse erro na configuração resultou em alguns usuários vendo respostas da Steam Store que eram geradas para outros usuários. Respostas incorretas da loja variaram de usuários vendo a página inicial num idioma errado até ver a página da conta de outro usuário."

A Valve explica que ataques desse estilo contra a Steam, na verdade, são comuns e que ela está sempre os contornando e com a a ajuda de empresas terceirizadas, como o "parceiro" mencionado na declaração acima. A desenvolvedora informou que vai continuar trabalhando para aprimorar seu sistema de cache e evitar ataques assim no futuro, além de se desculpar pela exposição de seus usuários.

{via}Steam|http://store.steampowered.com/news/19852/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.