Google não vai usar Java proprietário da Oracle em seu próximo Android

A Google confirmou que a próxima versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android, não vai usar a versão proprietária da API Java, que é da Oracle. Em vez disso, os desenvolvedores vão optar por dar mais ênfase ao OpenJDK (Java Development Kit), também produzido pela Oracle, mas é um software aberto.

"Como uma plataforma open source, o Android é feito com a colaboração da comunidade open source. Em nosso próximo lançamento do Android, nós planejamos mudar as bibliotecas de linguagem Java do Android para uma aproximação baseada em OpenJDK, criando uma base de código em comum para desenvolvedores fazerem apps e serviços. A Google tem trabalhado e contribuído com a comunidade OpenJDK há tempos e nós estamos ansiosos para fazer ainda mais contribuições para o projeto OpenJDK no futuro."

Como o Venture Beat bem lembra, essa decisão pode não vir puramente de uma intenção em enfatizar melhor software aberto, mas também de uma disputa judicial entre a Google e a Oracle. Desde que a segunda empresa comprou a Sun, ela acusa a dona do Android de violar suas licenças em usar a API do Java, enquanto a Google argumenta que APIs não podem ser vítimas de copyright porque elas são peças indispensáveis no desenvolvimento e inovação no segmento de software. Enquanto a Justiça vai e volta em suas decisões, a Google pode ter decidido já ir deixando de usar a versão proprietária do programa para evitar futuras dores de cabeça. 

{via}VentureBeat|http://venturebeat.com/2015/12/29/google-confirms-next-android-version-wont-use-oracles-proprietary-java-apis/{/via}

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.