Poluição na China se torna oportunidade de investimento para gigantes de tecnologia

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, a IBM e a Microsoft, já estão pensando em explorar a preocupação com a qualidade do ar nas maiores cidades emissoras de gás carbônico do mundo.

A poluição em Beijing, capital da China, chegou a um estado de pré-catástrofe, deixando a cidade em "alerta vermelho" durante o mês de dezembro. Com alertas e preocupações com os poluentes, a previsão de qualidade do ar está se tornando cada vez mais importante nos lugares que possuem uma alta taxa de gases poluentes. 

Como o país (China) foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, e a poluição de Pequim piora nos meses mais frios, os líderes do Partido Comunista têm dado prioridade à saúde da população.

China passa polêmica lei antiterrorismo; empresas são obrigadas a descriptografar dados

Assim, gigantes de tecnologia como essas duas empresas (IBM e Microsoft), podem aproveitar a procura por novos recursos de monitoramento e gerenciamento da poluição atmosférica, principalmente na China.

- Continua após a publicidade -

"Há cada vez mais a atenção para o serviço de previsão da qualidade do ar", disse Yu Zheng, pesquisador da Microsoft, à Reuters. "Mais e mais pessoas se preocupam com esta tecnologia da informação."

Agora, com os avanços na "computação cognitiva", algumas máquinas trazem softwares de previsão mais sofisticados, fornecendo previsões para o índice de qualidade do ar com até 10 dias de antecedência; levando em consideração dados sobre o tempo, trânsito e uso da terra, bem como os níveis de poluição em tempo real a partir de estações de monitoramento do governo e até mesmo mensagens de mídias sociais.

Situação crítica de poluição na China pode alavancar o comércio em massa de carros elétricos

As companhias já garantiram seus primeiros clientes com o Governo chinês ano passado, após desenvolverem tecnologias de previsão de poluição em seus laboratórios na China.

- Continua após a publicidade -

"Nós devemos ser capazes de usar o mesmo sistema de base e fazer a previsão da qualidade do ar em diferentes partes do mundo"

- Brad Gammons, líder empresarial por trás da iniciativa da IBM "Green Horizons"

Essas previsões podem ajudar o governo local a planejar melhor a emissão de gases, fechando escolas e aeroportos quando necessário. Além disso, algumas medidas como adiar eventos esportivos, restringir a circulação de muitos veículos e desligar fábricas poluentes temporariamente podem ser adotadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.