"Erro 451" irá indicar quando uma página foi censurada na internet

O código "error 404" já é bem conhecido dos usuários de internet, e muitos já sabem que digitaram uma URL que não existe. Agora um novo código está surgindo com o objetivo de deixar claro que um site sofreu censura.

O código 451 irá indicar um conteúdo que sofreu restrições governamentais ou outros impeditivos legais, e por isso não está sendo exibido. Assim o usuário deixa de receber o aviso "403", um código bastante genérico que indica que você não pode ter acesso ao conteúdo, sem especificar o motivo. 

A escolha do número do código não foi arbitrária: ela faz referência ao livro Fahrenheit 451, um romance que se passa em uma distopia onde livros são proibidos e todo o pensamento crítico é suprimido. 

O "erro 451" de ontem
O código para indicar a censura vai se tornar a versão do século XXI de poemas e receitas de bolo. Durante a Ditadura Militar no Brasil, durante os anos onde a censura foi mais rígida, haviam agentes dedicados a permitir ou não a publicação de materiais operando dentro dos jornais. Com conteúdos cortados na última hora, e sem tempo para produzir outro no lugar, muitos apelaram para a publicação de receitas de bolo ou poemas, de forma totalmente aleatória. Deixar o espaço em branco não era permitido pelos militares, afinal deixava evidente que algo havia sido censurado.

- Continua após a publicidade -

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2015/12/20/web-status-code-for-censorship/{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.